“Metodologias alternativas ao uso de animais vivos no ensino da Semiologia”, foi o trabalho apresentado pelos estudantes do 5º período
Alunos do 1º, 3º e 5º período do curso de Medicina Veterinária estiveram reunidos no estacionamento da Biblioteca Central da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, para apresentar suas atividades integradoras na “1ª Exposição das atividades desenvolvidas pelos alunos de Medicina Veterinária durante o semestre”.
Professora Maria Cristina Costa Resck, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, esclarece que os acadêmicos do 1º período se dividiram em três grupos de trabalho, sendo um responsável por saber das pessoas, por meio do Facebook, qual a opinião delas sobre a posse responsável; outro grupo fez um levantamento a respeito dos efeitos do abandono de animais, por exemplo, no meio ambiente. “Fizeram também uma campanha de conscientização, no trânsito, sobre a importância de não abandonar animais em estradas, em lotes vazios”.
O terceiro grupo de estudantes trabalhou a saúde pública, ou seja, o que o excesso de animais nas ruas causa para a população.
Os estudantes do 3º período, sob a coordenação da professora Patrícia Paiva Corseti de Almeida, ficaram responsáveis por coletar, dentro do câmpus da UNIFENAS, sugestões de soluções para o problema do abandono de animais. Eles confeccionaram caixinhas para colocar as sugestões e deixaram em vários locais da Universidade, como cantinas, biblioteca, Hospital Veterinário. Estas caixinhas ficaram expostas durante três semanas e também durante a Exposição
“Temos a intenção de, posteriormente, levar essas caixinhas para a população de Alfenas e comparar as sugestões da cidade e do câmpus e, quem sabe, chegar a uma boa solução para evitar o abandono dos animais”, comenta professora Patricia.
“Metodologias alternativas ao uso de animais vivos no ensino da Semiologia”, foi o trabalho apresentado pelos estudantes do 5º período, sob a coordenação do professor Phillip Coutinho de Souza.
Esses modelos alternativos foram criados pelos alunos para que eles possam praticar antes de utilizar o animal vivo. “O trabalho tem como finalidade minimizar o estresse, a dor e o sofrimento desses animais durante as aulas”, observa Professor Phillip.
Utilizando bichos de pelúcia, os universitários apresentaram modelos para coleta de sangue; para injeção; para coleta de amostras, como urina; para intubação. “Isso contribui para que os alunos pratiquem e cheguem aos animais mais confiantes para realizar corretamente o procedimento”.
Phillip comenta que esse trabalho não é uma conclusão de atividades integradoras, mas faz parte das apresentações, já que integra indiretamente todos os conteúdos, desde o início do período deles.
Bem-estar animal
Também os alunos do 1º período apresentaram, junto com o professor Rogério do Nascimento Giranda, os objetos confeccionados com materiais recicláveis feitos dentro do projeto “O Bem-Estar Animal com Responsabilidade Social”.
Os acadêmicos confeccionaram caminhas, bebedouros, comedouros, cadeiras de rodas etc. “O objetivo do trabalho é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem novos equipamentos que visassem ao bem-estar animal, mas principalmente que fossem objetos acessíveis a todas as camadas da população”, ressalta o professor Rogério.