A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, no seu sentido estrito, ocorre quando as ações desenvolvidas junto à comunidade têm valor acadêmico, sendo capazes de estimular a geração e a internalização de conhecimentos em decorrência das ações.
A extensão realizada como prática externa de profissionais docentes é a melhor forma de garantir a ligação da teoria com a prática dos conhecimentos e aprofundar a integração entre uma formação geral e a especialização das habilidades, atividade que vai refletir muito na qualidade do ensino e na formação dos alunos.
Na UNIFENAS, a extensão é abrigada em programas especialmente planejados que utilizam o patrimônio específico do conhecimento, recursos humanos e materiais da Instituição para, dentro das áreas ligadas à sua missão acadêmica, gerar benefícios sociais de todo o tipo, em que o retorno à UNIFENAS se dá pela incorporação de novos conhecimentos, ou metodologias, suas aplicações ou expansões sendo divididas em 2 (dois) setores de atuação:
As atividades de Extensão são realizadas fundamentalmente pelos docentes nos diferentes campi da UNIFENAS (Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha), podendo contar com a participação de alunos e técnicos administrativos e com a parceria de pessoas físicas e jurídicas, empresas, agentes e organizações (públicos e/ou privados de todos os tipos), sempre coordenadas pela DIRETORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - DEAC, órgão responsável pela coordenação de todas as atividades de EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS da UNIFENAS, em todos os seus campi.
A elaboração e a execução dos projetos de extensão são tarefas dos professores e gestores vinculados à UNIFENAS, previamente aprovadas e orientadas pela DEAC.
Os interessados devem procurar a Coordenação dos Cursos de Graduação da UNIFENAS e manifestar interesse em participar das atividades de extensão em andamento ou apresentar à DIRETORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS, por meio da Supervisão do Câmpus, propostas de novas atividades de extensão de interesse institucional, devidamente sintonizadas com o foco da Extensão Universitária na UNIFENAS e suas prioridades constantes do Planejamento Estratégico Institucional.
O Fórum de Extensão Universitária da UNIFENAS é um evento regional promovido anualmente pela DIRETORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS. Para participação/apresentação de Projetos e Programas de Extensão no Fórum de Extensão Universitária seus relatos devem ser postados no “portal dos professores”, para fins de apreciação e avaliação da DEAC.
Responsabilidade Social é o conjunto de atividades desenvolvidas por uma empresa ou instituição em favor da comunidade. A UNIFENAS realiza anualmente o FÓRUM REGIONAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, em parceria com a TV ALTEROSA, com o objetivo de garantir visibilidade aos projetos sociais da Região Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Neste Fórum são premiados, com o troféu ASSIS CHATEUBRIAND DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, os melhores projetos sociais da região. Diversos Programas e Projetos da UNIFENAS já foram premiados, como exemplo o Centro Pró-Sorriso, Unifenas Rural, Unifenas Ecologia e a Unifenas na Comunidade.
É o conjunto de cursos de capacitação e aperfeiçoamento presenciais, semipresenciais ou a distância que contribuem no processo de formação continuada dos discentes e também de membros da comunidade de uma forma geral.
Entrar em contato com a DIRETORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS pelo email: extensao@unifenas.br, ou pelo telefone (35)3299-3105
E-mail: extensão@unifenas.br
Tel.: (35) 3299-3105
E-mail: extensao.bh@unifenas.br
Tel.: (31) 2536-5685
E-mail: marcio.ferreira@unifenas.br
Tel.: (35) 3212-7888
E-mail: ana.abreu@unifenas.br
Tel.: (37) 3212-7888
E-mail: ana.bernardes@unifenas.br
Tel.: (35) 3713-4400
E-mail: christiane.pimenta@unifenas.br
Tel.: (35) 3212-7766
Você participa, avalia e a UNIFENAS melhora
A CPA – (Comissão Própria de Avaliação) é o órgão responsável pelos processos internos de avaliação institucional da UNIFENAS, de sistematização e disponibilização de informações para o INEP/MEC e os órgãos de gestão da Instituição. É constituída por quatro representantes do Corpo Docente, quatro representantes do Corpo Técnico Administrativo, três representantes do Corpo Discente e outros três representantes da Sociedade Civil Organizada, eleitos, entre os inscritos, para um mandato de 3 (três) anos
O objetivo geral da Avaliação Institucional, que está sob a responsabilidade da CPA, é promover a qualidade da oferta educacional em todos os sentidos e a principal contribuição é possibilitar o encaminhamento de ações que objetivem as correções e as melhorias das deficiências apontadas, nas avaliações, pelos discentes, docentes, colaboradores e comunidade externa. Participe: https://www.unifenas.br/cpa.asp
A alta qualidade de ensino oferecido pela UNIFENAS levou seu curso de Medicina a ser classificado, novamente, em 1º lugar entre as escolas particulares de Minas Gerais pelo RUF (Ranking Universitário Folha) 2018.
O curso teve a mesma classificação do que no ano passado. No mesmo quesito, os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária ficaram em 2º lugar, sendo que Agronomia se destaca ainda como 3º lugar entre as melhores privadas do Brasil.
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012. Ainda de acordo com a pesquisa, a UNIFENAS é a primeira universidade particular do estado de Minas em publicação científica por docente e também em citações por docente. É a segunda melhor Universidade particular do estado.
A UNIFENAS, sempre pautada pelo ensino de qualidade e de vanguarda, adquiriu uma ferramenta tecnológica que permite ao aluno e ao professor estudar e aprofundar-se nos conhecimentos de anatomia humana, fisiologia, histologia e anatomia veterinária em sistema tridimensional. Trata-se da Plataforma multidisciplinar 3D, a mesa anatômica; que estará conectada a duas telas touchs de 65 polegadas e 40 tablets que fornecem conexão e interatividade integral ao aprendizado.
O sistema é uma poderosa ferramenta educacional com a capacidade de levar a realidade dos hospitais para dentro das salas de aula. A mesa realiza a reconstrução do corpo de pacientes reais em 3D a partir de Tomografias e Ressonâncias Magnéticas utilizadas junto com os melhores Atlas Anatômicos disponíveis no mercado.