23 de setembro de 2021

Menções honrosas no EMAPESPO

Representantes do curso de Odontologia se destacam com trabalhos acadêmicos

O Professor Vinicio Rocha, as alunas Daiana Moreira Mendes Rozendo, Larah de Freitas Garcia, e o egresso Ewerton Moreira Souza

"Para mim a maior recompensa é impactar e contribuir com a melhoria da vida das pessoas!" Esta é a visão do professor Vinicio Rocha, responsável por orientar três trabalhos acadêmicos do curso de Odontologia da UNIFENAS, câmpus de Varginha, que se destacaram entre os melhores estudos apresentados no 2º EMAPESPO (Encontro Mineiro de Administradores e Profissionais dos Serviços Públicos Odontológicos).

No encontro, os trabalhos da Universidade se classificaram em duas categorias. Em Trabalhos Técnicos, a "Avaliação do impacto da pandemia de Covid-19 sobre os atendimentos dos centros de especialidades odontológicas em Minas Gerais", estudo elaborado pela aluna Larah de Freitas Garcia, do 8º período, conquistou a menção honrosa com o quarto lugar. A mesma menção honrosa foi atribuída ao já egresso Ewerton Moreira Souza, com o trabalho "Análise do atendimento odontológico hospitalar para pessoas com necessidades especiais no Sistema Único de Saúde em Minas Gerais", que ficou com o quinto lugar.

Na categoria Relato de Experiências, o estudo "A participação do cirurgião-dentista no Conselho Municipal de Saúde: Mobilização e Construção de Políticas Públicas", também recebeu menção honrosa pelo seu quarto lugar. Desenvolvido pela aluna Daiana Moreira Mendes Rozendo, do 4º período, além do Prof. Vinicio, este trabalho também contou com a orientação da Profa. Amanda Bandeira Almeida.

Em relação a estas conquistas, o Prof. Vinicio destaca que na UNIFENAS se busca realizar o ensino, a pesquisa e a extensão para contribuir com o desenvolvimento da sociedade. A este tripé soma-se a inovação, constantemente incentivada pela Universidade. "A formação em Odontologia não é somente técnica e neste aspecto o desenvolvimento de competências humanísticas e a realização de pesquisas são fundamentais para a preparação de profissionais diferenciados".

O professor ainda afirma: "O reconhecimento e premiação de nossas pesquisas, das alunas e do egresso, é justamente consequência do foco na aprendizagem e responsabilidade social! Sinto muito orgulho do ensino que praticamos".

O 2º EMAPESPO foi organizado pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais. No encontro, que ocorreu on-line, de 13 a 16 de setembro de 2021, o tema central foi "Saúde coletiva em tempos de pandemia: integralidade e gestão do cuidado".

"O reconhecimento e premiação de nossas pesquisas, das alunas e do egresso, é justamente consequência do foco na aprendizagem e responsabilidade social!" (Prof. Vinicio Rocha)

(Saiba mais: http://www.unifenas.br/odontologiavarginha.asp)