Notícias UNIFENAS

Notícias

8 de setembro de 2021

Especialidades veterinárias em crescimento


Ampliar foto
Philipi Coutinho de Souza, professor do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS

Karoliny Cassimiro



Há veterinários prontos para cuidar dos animais 24 horas por dia e por toda semana. Mas, conforme as condições, a recuperação pode demandar mais do que o atendimento imediato, também o especializado. É este cuidado focalizado que tem feito as especialidades veterinárias crescerem com rapidez. Conforme o professor do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS, Philipi Coutinho de Souza, um exemplo é a criação da Abpvet (Associação Brasileira de Psiquiatria Veterinária), ocorrida em outubro do ano passado.

Muitas das especialidades têm atendimento realizado no Hospital Veterinário da UNIFENAS. Entre elas há as de anestesiologia, dermatologia, endócrino, homeopatia e cirurgia. “A gente consegue contemplar quase todas as especialidades”, ressalta Philipi Coutinho, que é especializado em felinos.

Os atendimentos no Hospital Veterinário da UNIFENAS ocorrem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 7h30 às 17h. Eles são agendados pelo telefone 3299-3151.

Philipi Coutinho ainda explica a importância das especializações: “Assim como na medicina humana, em que a pessoa tem um problema e procura um clínico geral, na veterinária também. Vai em um clínico, mas tem várias especialidades que pode procurar para tentar resolver aquele problema de forma mais fácil, rápida e mais efetiva.”

Para o professor, é importante que as pessoas saibam desta possibilidade, mas relata que muitos tutores já estão conscientes da importância do atendimento especializado.



(fonte: Jornal dos Lagos, edição de 28 de agosto de 2021)