31 de agosto de 2021

Universidade “adota” espaço público em Divinópolis

Além de benfeitorias, projetos de extensão serão desenvolvidos no local

Da redação
Praça "Avenida JK" que será cuidada pela UNIFENAS

Por meio do programa "Adote um bem público", criado pelo poder público municipal de Divinópolis, região do centro-oeste de Minas Gerais, o câmpus da UNIFENAS "adotou" a Praça "Avenida JK", localizada no bairro Santa Clara, atrás da Escola de Música. Com o termo de compromisso assinado no início do mês de agosto de 2021, a Universidade fará manutenção, recuperação ou implementação de benfeitorias no local.

A parceria favorece as pessoas que frequentam aquela região da cidade, tanto pela sua conservação como pelos projetos de extensão universitária que serão desenvolvidos por alunos e professores da UNIFENAS. Iniciativas contribuirão para a melhoria da saúde e qualidade de vida, por meio da associação entre educação em saúde e desenvolvimento da cidadania, assim como programas de atividades físicas e terapêuticas.

A professora Ana Abreu, supervisora do câmpus, acredita que as ações de extensão em espaços comunitários têm como pressuposto a busca por transformação social e propõem uma troca de saberes entre Universidade e sociedade.

Ainda com relação ao programa, aprovado por unanimidade, pela Câmara de Vereadores, ele é uma iniciativa do poder público municipal que beneficia áreas de uso comum, como por exemplo, praças, parques urbanos, viadutos, museus, quadras e campos esportivos do município. A parceria possibilita que pessoas físicas e jurídicas se responsabilizem pela manutenção e melhorias dessas áreas e, em compensação, podem realizar publicidade, dentro dos termos da regulamentação e com isenção de pagamento de taxa municipal durante a vigência do contrato. Esta publicidade, no espaço adotado, só será utilizada após a execução de 50% do projeto inicial apresentado.