25 de maio de 2021

Estudante de Odontologia UNIFENAS é premiado em Congresso

Aluísio Miranda, estudante do 7º período de Odontologia

Aluísio Eustáquio Freitas Miranda Filho tem apenas 20 anos, mas já coleciona participações em congressos científicos. O último deles resultou em premiação na categoria Estomatologia/Patologia/ Radiologia. Graduando do 7º período do curso de Odontologia da UNIFENAS, Aluísio fez o trabalho junto dos coautores, os doutores: Álisson José Martelli, Danyel Elias da Cruz Perez, Denise Maria Silveira, Hercílio Martelli Júnior, Renato Assis Machado e Wilson Medeiros Pereira. O estudo realizado por eles abordou “O Impacto da Covid-19 no Tratamento do Câncer de Cabeça e Pescoço no Brasil”.

O acadêmico Aluísio Miranda Filho explica que abordaram o tratamento do câncer que é o sexto mais comum no mundo e que teve influência na forma de tratamento em 2020, durante a pandemia. “O tratamento do câncer depende do local, do estado clínico e dos critérios histopatológicos. Porém, globalmente, o tratamento primário para o câncer de cabeça e pescoço é a cirurgia e junto a gente pode ter a radiação adjuvante ou a quimioterapia.”

Aluísio continua: “Com a pandemia que estourou no início de 2020 e medidas restritivas implementadas, diminuiu as consultas e as cirurgias não urgentes para câncer de cabeça e pescoço. Quando a gente comparou a quantidade de cirurgias e procedimentos de quimioterapia e radioterapia realizadas no Brasil inteiro nos períodos pré-pandemia e pandemia a gente achou um dado muito interessante.”

“Porque como o procedimento primário para câncer de cabeça e pescoço, de acordo com a literatura científica, é a cirurgia. Porque se ela for realizada até 67 dias após o diagnóstico é possível ter uma porcentagem de sucesso muito grande, mas se não for realizada após 67 dias existe um risco de morte muito maior”, conta Aluísio Miranda.

Ele prossegue seus comentários e afirma que no ano passado, na pandemia, aumentou a quantidade de procedimentos de radioterapia, de quimioterapia e diminuiu a quantidade de cirurgias. Disse também que o estudo mostrou uma mudança de protocolo. “A gente concluiu que isso é preocupante, porque a cirurgia, além de ter mais sucesso, quando é trocada pela radioterapia, quimioterapia tem efeitos significativos secundários, pode causar outras enfermidades também.”

A apresentação e premiação aconteceram, respectivamente, nos dias 15 e 16 de maio, no 34º Congresso Odontológico de Bauru-SP, que é um dos maiores de Odontologia do país. O evento ainda contou com a participação de aproximadamente 700 apresentações de trabalhos.

Para Aluísio Miranda, que é bolsista de Iniciação Científica da UNIFENAS, a premiação é uma “grande honra” ainda mais por ter representado a instituição. E ressalta: “é muito bom quando é reconhecido e mostra que é importante para a comunidade científica.”

E o futuro dentista já têm participação marcada em mais congressos. Entre eles, no próximo mês, o 28º Congresso de Odontopediatria da Associação Internacional de Odontologia Pediátrica.

Por Karoliny Cassimiro

Repórter do Jornal dos Lagos