11 de dezembro de 2020

32 km de pedal consciente

Parte do grupo de ciclistas já na cidade de Fama

Por iniciativa das Ligas de Odontologia do Trabalho e de Diagnóstico Bucal do curso de Odontologia da UNIFENAS, um grupo de pessoas participou do 1º Passeio Ciclístico UNIFENAS pedal prevenido e consciente – Faz bem para o corpo e para a Mente. A ideia foi comemorar o Outubro Rosa e o Novembro Azul de forma a contribuir com a propagação de informações relacionadas ao câncer de mama e ao câncer de próstata. O percurso de 32 km foi traçado entre as cidades de Alfenas-MG e Fama-MG, em meio à paisagem rural que liga os dois municípios.

A organização se preocupou com o uso de máscaras e outras recomendações quanto à prevenção ao COVID-19. Aliás, a pandemia influenciou no número de participantes, que, embora pequeno, vivenciou experiências curiosas. “Esse tempo em que nos exercitamos juntos nos fez crescer em amizade e pudemos trocar experiências de vida. Fora o próprio pedal, o qual foi sensacional!”, enfatizou André Vieira, presidente da Liga de Diagnóstico Bucal.

O passeio ocorreu 8 meses após o distanciamento social provocado pela pandemia, o que para Dayana Fidelis, presidente da Liga de Odontologia do Trabalho, o tornou ainda mais emocionante por rever professores e colegas de curso. A estudante reforçou o apoio de docentes, da coordenação do curso e da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários para a realização do evento. Ela disse que “foi notória a satisfação dos participantes e certamente foi um fator que motiva a realizar os próximos”.

Um dos detalhes do pedal prevenido e consciente foi os laços rosas e azuis colocados nas bicicletas. A professora Maria Carolina Goulart, coordenadora da Liga de Odontologia do Trabalho, destaca que todo trabalho de conscientização se faz necessário para ajudar a diminuir a taxa de mortalidade do câncer de mama e do câncer de próstata, pois, como observou, ela é elevada devido a diagnósticos tardios.