16 de novembro de 2020

Uma semana de feira virtual e mais de 50 oficinas e palestras

Apresentações reforçaram o quanto uma instituição nota 5 no MEC pode garantir a melhor formação profissional

Um dos desafios de quem busca o ensino superior para transformar a sua vida está na escolha da graduação. Anualmente, estudantes da rede pública e privada de ensino participam de feiras para conhecer as profissões e o seu leque de atuação profissional. Em 2020 os encontros presenciais nas escolas foram interrompidos pela pandemia. A solução para manter viva essa troca de experiências foi a criação da 1ª Feira Virtual de Profissões da UNIFENAS com o título “Dê um UP na sua TRILHA PROFISSIONAL”.

As oficinas e as palestras, organizadas pelos cursos dos seis câmpus da Universidade, tornaram-se uma verdadeira maratona pelo conhecimento. O conteúdo exposto no período da manhã, também era explorado no período da tarde ou noite. E desta forma os dias se alternaram com a apresentação dos coordenadores, professores, acadêmicos, egressos e convidados que se empenharam para mostrar o quanto é desafiador e ao mesmo tempo enriquecedor os cursos oferecidos pela UNIFENAS.

As apresentações mesclaram depoimentos relacionados aos cursos, com a presença de egressos e profissionais de destaque em suas áreas; mostraram como são ministradas as aulas na Universidade; o leque de autuação no mercado de trabalho; e a importância social de determinados profissionais. Em alguns casos houve a apresentação, ao vivo, de espaços usados no dia a dia acadêmico e profissional; bem como demonstrações práticas da atuação, por exemplo, de profissionais do Direito, da Fisioterapia, da Educação Física, da Arquitetura e Urbanismo. O uso de fantoches, vídeos e fotos, em algumas apresentações, também complementaram e reforçaram o quanto a UNIFENAS inova e se destaca no cenário educacional brasileiro por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Em uma das Lives, o professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, lembrou as diferenças de se estudar em uma universidade, em uma faculdade isolada ou em centro universitário. Como disse, muitos dos vestibulandos não têm essa compreensão e explicou que apenas a universidade tem a obrigação de oferecer o tripé ensino, pesquisa e extensão. “Isto é um diferencial na formação dos profissionais. E isso vai garantir uma oportunidade no mercado de trabalho muito importante para eles. O meu recado é: venha para uma Universidade [UNIFENAS] que é nota 5 no MEC, nota 5 no EAD e que tem uma gama de oportunidades para garantir a melhor formação possível de um profissional.”

A 1ª Feira Virtual de Profissões da UNIFENAS ocorreu de 26 a 30 de outubro. Ela contou com a participação de profissionais das áreas de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Nutrição, Estética e Cosmética, Farmácia, Engenharia Civil, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Ciência da Computação, Enfermagem, Gastronomia, Pedagogia e Psicologia.