6 de novembro de 2020

Dr. Dimas Messias ministra palestra e é homenageado em seminário

Da redação
Promotor de justiça Cléber Couto, egresso da UNIFENAS, homenageou o professor Dr. Dimas Messias

A Comissão de Direito das Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/MG, presidida pela professora Thais Câmara, realizou em outubro, o “SEMINÁRIO MINEIRO DE DIREITO DAS SUCESSÕES”, dividido em três painéis, com o objetivo de qualificar e atualizar os advogados mineiros para atuar nesse ramo do Direito Civil. Transmitido pelo canal do YouTube, participaram do evento advogados de todo o Brasil, professores de direito, promotores, juízes e estudantes. O Dr. Dimas Messias de Carvalho, professor no curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Campo Belo, teve participação especial no evento, bem como foi homenageado por Cléber Couto, promotor de justiça e egresso da UNIFENAS, também do câmpus Campo Belo.

No segundo painel, na palestra “função social da herança” proferida pelo promotor, ele fez a homenagem ao seu professor de Direito de Família e Sucessões na Universidade, apontando-o como inspirador nesse ramo do direito. Por fim, o terceiro e último painel, que teve como mediadora a advogada Gisele Albuquerque Morais, contou com a palestra do promotor de justiça aposentado, advogado e professor da UNIFENAS, Dr. Dimas Messias de Carvalho, tratando sobre “testamentos na pandemia e mudanças futuras”.

Na palestra, além de conceituar o testamento como o instrumento para a pessoa dispor de seus bens e fazer outras disposições de última vontade para produzir efeitos depois de sua morte, planejando sua sucessão, abordou as espécies de testamento e as diversas mudanças que estão ocorrendo e poderão ocorrer, impulsionadas pela pandemia do coronavirus, como o aumento do número de testamentos, a possibilidade de elaboração de testamento público on-line, utilizando a plataforma do e-notariais, possibilidade de confirmação de testamento particular gravado com imagem e voz do testador e o Projeto de Lei 3.799/2019, que possibilita testamentos mediante gravação em sistema digital de som e imagens. Como afirmou o Professor Dimas de Carvalho, o mundo não será o mesmo após a pandemia.

O seminário está disponível na Comissão de Sucessões da OAB/MG, no link https://youtu.be/DGjKU153AQE.

(Fonte: Jornal dos Lagos)