Evento ocorreu por meio do Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube
Os palestrantes do 1º Minicurso Científico organizado, virtualmente, pelo projeto de extensão Plantando e Colhendo Saúde da UNIFENAS foram assim avaliados pela acadêmica de Medicina Malu Labecca Selicani, presidente do projeto: “nos presentearam com seus conhecimentos e nos despertaram sentimentos muito inspiradores”. Aproximadamente 300 universitários se inscreveram para evento realizado nos dias 20 e 21 de julho e que focou nos temas “Preenchimento Correto do Currículo Lattes” e “Despertando a autonomia do ser pela ciência”.
A proposta do minicurso surgiu da necessidade de alunos, integrantes do projeto, em conhecer melhor a Plataforma Lattes. Entre outras possibilidades, essa plataforma, vinculada ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico), permite conhecer as experiências e vivências de estudantes e pesquisadores brasileiros cadastrados em seu banco de dados. Ao abordar o tema, as professoras Laura Helena Órfão, diretora de pesquisa e pós-graduação, e Maria Auxiliadora da Silveira e Pereira Neves, assessora da diretoria de pesquisa e pós-graduação, demonstraram como se preenche e atualiza os dados do Currículo Lattes.
A segunda palestra envolveu a motivação para se tornar um pesquisador. A abordagem do tema “Despertando a autonomia do ser pela ciência” se mostrou conectada ao lema de vida do palestrante, e também pesquisador, professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico, que o apresentou em um de seus slides: “Faça o que lhe faz sentido, com intensidade de atos, buscando incansavelmente a excelência”. “O palestrante conseguiu desenvolver o assunto com intensidade, clareza e coesão, despertando nos ouvintes a vontade de executar os seus dizeres e ensinamentos imediatamente. Foi sensacional!”, disse Malu.
De acordo com a organização, a iniciativa do projeto Colhendo e Plantando Saúde, de promover o Minicurso Científico, foi tão bem aceita que surgiram pedidos para uma segunda edição. Sobre o projeto, trata-se de um grupo de alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina que desenvolvem trabalhos científicos sob a supervisão de professores. Suas pesquisas contribuem para o desenvolvimento dos membros e beneficiam a população por meio da extensão universitária.