“Precisamos construir pontes nesse momento, pontes que unam as pessoas, que possibilitem que todos tenham êxito em seus estabelecimentos”, disse o professor Ávner Augusto Pires Pereira
Os empreendedores ou aqueles que pretendem empreender no setor de A&B (alimentos e bebidas) agora podem contar com um canal de comunicação criado especialmente para eles. De forma gratuita, a coordenação do curso de Gastronomia da UNIFENAS pretende auxiliá-los em diferentes desafios: posicionamento de mercado e fixação da marca, a logística de insumos, o estabelecimento do Delivery e sistema “
take away”, o controle de custos, bem como a divulgação do empreendimento. A princípio, o contato será realizado por meio do e-mail gastronomia.alfenas@unifenas.br.
Segundo o professor Ávner Augusto Pires Pereira, que coordena o curso de Gastronomia, a proposta de criar este canal surgiu diante do cenário de fechamento de estabelecimentos e a necessidade de outros em se reposicionar no mercado, principalmente os menores. “Vale ressaltar que não, necessariamente, atenderemos somente negócios consolidados, mas também toda e qualquer tipo de pessoa que deseja empreender, que tenha alguma atividade mesmo que informal. A ideia é levar o conhecimento para todos os interessados.”
As orientações serão transmitidas pela coordenação do curso e seus professores. Aquele que procurar esse canal terá resguardado o sigilo de suas informações e receberá um documento contendo o estudo e sugestões para auxiliar na resolução do seu problema. Ávner diz que suas expectativas são muito positivas quanto a esta prestação de serviço. “Sabemos que é um projeto inicial, um primeiro contato com a comunidade. Mas gostaríamos de ressaltar que estamos totalmente disponíveis para auxiliar nesse período.”
Futuramente, os casos solucionados poderão se tornar cases de estudos para os acadêmicos de Gastronomia. O coordenador disse que “o mundo está mudando e que o setor de alimentos e bebidas precisa acompanhar esse processo. É fundamental entregar produtos com maior qualidade, capacitar os funcionários para que façam parte desse movimento, entender e atender as novas expectativas demandadas. É preciso sair da zona de conforto, saber que os clientes mudaram, se tornaram mais exigentes e estão mais conectados, além de se preocupar com sustentabilidade.