Notícias UNIFENAS

Notícias

15 de maio de 2020

Canal de comunicação pretende auxiliar setor de gastronomia


Everton Marques
Ampliar foto
“Precisamos construir pontes nesse momento, pontes que unam as pessoas, que possibilitem que todos tenham êxito em seus estabelecimentos”, disse o professor Ávner Augusto Pires Pereira

Os empreendedores ou aqueles que pretendem empreender no setor de A&B (alimentos e bebidas) agora podem contar com um canal de comunicação criado especialmente para eles. De forma gratuita, a coordenação do curso de Gastronomia da UNIFENAS pretende auxiliá-los em diferentes desafios: posicionamento de mercado e fixação da marca, a logística de insumos, o estabelecimento do Delivery e sistema “take away”, o controle de custos, bem como a divulgação do empreendimento. A princípio, o contato será realizado por meio do e-mail gastronomia.alfenas@unifenas.br.

Segundo o professor Ávner Augusto Pires Pereira, que coordena o curso de Gastronomia, a proposta de criar este canal surgiu diante do cenário de fechamento de estabelecimentos e a necessidade de outros em se reposicionar no mercado, principalmente os menores. “Vale ressaltar que não, necessariamente, atenderemos somente negócios consolidados, mas também toda e qualquer tipo de pessoa que deseja empreender, que tenha alguma atividade mesmo que informal. A ideia é levar o conhecimento para todos os interessados.”

As orientações serão transmitidas pela coordenação do curso e seus professores. Aquele que procurar esse canal terá resguardado o sigilo de suas informações e receberá um documento contendo o estudo e sugestões para auxiliar na resolução do seu problema. Ávner diz que suas expectativas são muito positivas quanto a esta prestação de serviço. “Sabemos que é um projeto inicial, um primeiro contato com a comunidade. Mas gostaríamos de ressaltar que estamos totalmente disponíveis para auxiliar nesse período.”

Futuramente, os casos solucionados poderão se tornar cases de estudos para os acadêmicos de Gastronomia. O coordenador disse que “o mundo está mudando e que o setor de alimentos e bebidas precisa acompanhar esse processo. É fundamental entregar produtos com maior qualidade, capacitar os funcionários para que façam parte desse movimento, entender e atender as novas expectativas demandadas. É preciso sair da zona de conforto, saber que os clientes mudaram, se tornaram mais exigentes e estão mais conectados, além de se preocupar com sustentabilidade.