Notícias UNIFENAS

Notícias

6 de maio de 2020

Entrevista: Profa. Dra. Patrícia Paiva Corsetti de Almeida

Médica veterinária parabeniza colegas de profissão


Everton Marques
Ampliar foto
Profa. Dra. Patrícia Paiva Corsetti de Almeida, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS

Atual coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS, a Profa. Dra. Patrícia Paiva Corsetti de Almeida, nesta entrevista parabeniza os profissionais da área, que em 25 de abril comemoraram o Dia Mundial da Medicina Veterinária.

Nesta oportunidade, ela também discorre sobre os diferenciais do curso da UNIFENAS, que foi o primeiro curso privado criado no Brasil e que é nota máxima no MEC, conceito 5. O curso se destaca pela qualidade do ensino e sua infraestrutura diferenciada, com hospital veterinário no câmpus de Alfenas.

A entrevistada é graduada em Medicina Veterinária, foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq, no Laboratório de Parasitologia da EMBRAPA; possui mestrado em Imunologia pela Federal de Juiz de Fora e doutorado em Genética pela UFMG. Além da coordenação do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS, é membro titular da Comissão de Ética no Uso de Animais em Experimentação da Universidade e pesquisadora/orientadora permanente no programa de pós-graduação em Reprodução, Sanidade e Bem-estar Animal da UNIFENAS.



Em 25 de abril, comemorou-se o Dia Mundial da Medicina Veterinária. Quais seriam suas palavras para os profissionais e acadêmicos em relação a esta data?

As minhas palavras para este momento da Medicina Veterinária mundial é que sigamos em frente, com muita determinação e amor pela nossa profissão. Sem a atuação dos profissionais Médicos Veterinários a sociedade mundial estaria em perigo eminente, pois são estes profissionais que, de forma integral, estão todos os dias na linha de frente, na batalha, não só contra as pandemias mundiais, mas no dia a dia da manutenção da segurança alimentar, animal e social. A Medicina Veterinária é uma profissão de muito amor e empatia pelo próximo, gerando, assim, uma sociedade mais humana e cada vez mais consciente do seu papel, enquanto igualdade de direitos, escolhas e caminhos. Tenho muito amor pela minha profissão e sinto uma grande alegria e gratidão em poder fazer parte da formação de Médicos Veterinário para o mundo.



A Medicina Veterinária certamente avança, como as demais áreas do conhecimento. Nestes últimos anos, o que considera como avanço relevante para a Veterinária?

Muitos são os avanços que vão desde mudanças na maior conscientização da sociedade perante a atuação do Médico Veterinário e dos animais, no contexto de humanidade, até avanços tecnológicos. Além disso, mais informações e aplicações nos poderes públicos da prática Médico Veterinária, inclusive no conceito de saúde única. O Médico Veterinário está cada vez mais atuante na sociedade garantindo o bem-estar animal, a qualidade dos alimentos consumidos, no acompanhamento das atividades públicas, na fiscalização de leis de proteção animal e na obtenção do papel enquanto provedor da garantia dos direitos dos animais.



Vamos ao curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS. Quais os diferenciais que garantem a sua excelência na área?

O curso da UNIFENAS é, de fato, o primeiro curso privado do Brasil, sendo até hoje referência em formação de Médicos Veterinários respeitados, competentes e bem-sucedidos no mercado de trabalho mundial. A referência é traduzida na obtenção do conceito máximo no MEC, atendendo e mantendo as exigências do Ministério da Educação para o curso. Contamos com uma infraestrutura de ponta com Hospital Veterinário próprio que atende toda a demanda do mercado em pequenos e grandes animais, não só na região do sul de Minas Gerais, mas como de todo o Brasil. O curso conta com 88% do corpo docente composto por mestres e/ou doutores na área, atuantes não só na graduação, mas como em pesquisas e extensão na Medicina Veterinária. Participamos ativamente de diversos projetos de extensão e atividades integradoras. Atualmente, há 12 projetos em andamento, incluindo diversos núcleos de estudos na área, com divulgação dos resultados em fóruns de extensão. Além disso, anualmente, os alunos participam e organizam eventos científicos. Eles participam de editais para bolsas de incentivos tanto em monitorias, extensões e iniciação científica. Ademais, a UNIFENAS oferta todos os níveis de educação continuada, tanto pós-graduação stricto sensu como lato sensu. Somado a todas estas atividades, a instituição e o curso, disponibilizam a internacionalização do aluno UNIFENAS em diversos países como Estados Unidos e Portugal.



Pode nos falar um pouco mais da pós-graduação da UNIFENAS?

No programa stricto sensu inserido na grande área Medicina Veterinária da CAPES está o programa de pós-graduação em Reprodução, Sanidade e Bem-estar animal. Já a pós-graduação lato sensu ocorre pela especialização em medicina interna de cães e gatos ou pela residência ou aprimoramento em clínica de pequenos animais ou pela cirurgia. Todos realizados no Hospital Veterinário e nas estruturas da Universidade.



Ainda em relação ao Hospital Veterinário, o que destacaria da infraestrutura?

A UNIFENAS investe fortemente, não só no seu corpo docente, mas como em infraestrutura. O Hospital Veterinário da Universidade conta com uma estrutura única e diferenciada na região. Ele é de grande importância na formação do aluno, possibilitando, ao mesmo, vivenciar a prática médica nos seus diversos setores com cerca de 3.465 atendimentos ao ano. Contamos com diversos espaços e setores dentro do Hospital Veterinário que vão desde ambulatórios de triagem; clínicas de atendimentos para grandes e pequenos animais; laboratório de análises clínicas, com equipamentos de vanguarda; setores de exames de imagem com Raio X; ultrassom; endoscopia; tomografia; setor de cirurgia de pequenos e grandes animais, com diversos equipamentos, incluindo de anestesia inalatória, espaços específicos para cães, gatos e grandes animais; setor de oncologia; salas de discussões de casos clínicos para interação entre alunos e professores; além de diversos outros laboratórios associados como o de patologia, de necropsia e de reprodução animal.



Diante desses dados que nos apresentou, como exemplificar o impacto dos mesmos na formação dos acadêmicos?

O impacto é enorme dentro da formação do aluno, pois eles têm todas as oportunidades dentro do curso e da UNIFENAS para desenvolver as suas habilidades práticas, gerando não só conhecimento teórico, mas como da realidade na vivência do dia a dia da profissão. Os alunos da Medicina Veterinária da UNIFENAS apresentam uma formação generalista e humanista perpassando por praticamente todas as áreas do curso, realizando visitas técnicas diversas, aprendendo a conversar com o tutor do animal, trocando conhecimento direto com o professor, praticando as suas habilidades, trabalhando as lideranças em trabalhos em equipes e entendendo melhor o seu papel na sociedade, em um formado de Medicina Veterinária única.



Podemos falar da realidade de mercado de trabalho? Em quais locais ou espaços os profissionais formados pela UNIFENAS estão hoje inseridos?

O curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS apresenta alta empregabilidade não só na região, como no Brasil e, em alguns casos, fora do país. As áreas de atuação no mercado de trabalho são diversas, desde clínicas de pequenos ou grandes animais; hospital veterinário; cirurgias de pequenos ou grandes animais; em diagnóstico por imagem; empresas com atuação de representantes comercias à gerentes, ou mesmo, chefes de setores; na clínica à campo; reprodução animal de pequenos ou grandes animais; em animais silvestres; em inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, como inspetores ou demais cargos exclusivos para Médicos Veterinários; idealizadores e proprietários de empresas na área; em pesquisas e empresas para este mercado. Temos até Médicos Veterinários atuantes em conselhos, órgãos públicos e como diretores gerais na pesquisa brasileira.



Imaginamos que um curso de excelência está sempre à frente no que corresponde ao seu planejamento de futuro. E quais são as metas do curso?

Excelente pergunta! As metas para o futuro são várias, lembrando que daremos continuidade as características do curso que já são referência. Neste contexto, agregaremos outras atividades como a ampliação de atendimentos de especialidades médicas no Hospital Veterinário; criação de empresas júnior ou incubadoras na universidade/curso, para que os alunos possam desenvolver as suas ideias; espaços específicos aos alunos de característica tecnológica e de inovação para desenvolvimento e produção de produtos, para aplicação no mercado veterinário; ampliação das atividades de educação continuada, como especialidades e minicursos; e aplicação das áreas de pesquisa e extensão com o pequeno produtor rural. Estes são alguns pontos a serem trabalhados para o futuro, mas ainda temos muitas ideias e projetos para serem desenvolvidos para os nossos alunos.