Docentes publicaram postagens em que aparecem em suas residências, nos ambientes preparados para as aulas remotas
A pandemia da COVID -19 provocou uma mudança no comportamento e no convívio social. O novo cenário acelerou o processo de adaptação, estimulou a criatividade e tem provocado novas aprendizagens, novas experiências. Estas colocações partiram da vivência de professores da UNIFENAS que, por meio das atividades síncronas, pelas aulas remotas propostas pela Universidade, se reinventaram como mediadores do processo de aprendizagem.
Mesmo diante do isolamento social, imposto por órgãos governamentais como medida preventiva e necessária ao resguardo da saúde, a UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano) mantém o seu compromisso social. A instituição investiu em tecnologia e capacitou seus docentes para que, durante o distanciamento físico entre o professor e o aluno, as aulas ocorressem de forma remota com atividades assíncronas e principalmente síncronas. Com o auxílio de recursos tecnológicos, os professores têm ministrado suas aulas teóricas no mesmo horário de suas aulas presenciais. Eles aplicam metodologias ativas digitais, interativas e de modo on-line, de forma que suas aulas mantenham as características que garantem o ensino de qualidade de uma das melhores Universidades particulares do país.
O professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico, acredita que a conexão entre os professores e os alunos tem permitido o aprendizado e a produção do conhecimento. “Sempre nas turbulências podemos vislumbrar oportunidades para (re)inventarmos, desde que tenhamos foco, equilíbrio e trabalho árduo. De um lado, a triste pandemia do COVID-19 no nosso país, de outro lado, a cadeia produtiva de uma equipe forte da UNIFENAS”, postou o professor em suas redes sociais.
Outros depoimentos de professores seguiram a mesma reflexão do pró-reitor. Dois destes depoimentos resumem as impressões do corpo docente em relação a este momento. A professora Ana Paula Bernardes deixou registrado no Facebook: “É tempo de refletirmos, reinventarmos, trabalharmos sentimentos como empatia, solidariedade, cooperação e todos aqueles que sejam positivos e nos tornem mais leves. Sempre em tempo de cumprirmos as nossas missões como educadores!”. E acrescentou: “Juntos vamos vencendo mais uma etapa diferente, que tem nos proporcionando conhecimentos, que são essenciais para os tempos de hoje”.
O professor Diogo Gontijo escreveu: “Se pararmos para pensar, as coisas mais incríveis no mundo nunca foram feitas por uma única pessoa, sempre pelo trabalho em equipe. Quando nos juntamos em prol de um único objetivo, anulando nosso individualismo e alinhando nossas ideias, temos maiores chances de atingir o sucesso. Trabalhar com o que se ama, junto a uma equipe que tenha foco, determinação e responsabilidade, se torna inspirador”.
No informativo publicado no site da Universidade, no dia 1º de abril, entre outras colocações, a UNIFENAS destaca que, com relação às atividades práticas, clínicas e internatos, elas “serão integralmente repostas assim que o cenário epidemiológico permitir, cumprindo integralmente o proposto no Projeto Pedagógico de seu curso de graduação e/ou pós-graduação”.
Cabe ressaltar que as medidas adotadas pela UNIFENAS estão respaldadas na orientação do Ministério da Educação, por meio da Portaria n. º 343 de 17 de março e alterada pela Portaria n. º 345 de 19 março de 2020.