Notícias UNIFENAS

Notícias

9 de abril de 2020

Medicina UNIFENAS é nota máxima no MEC

Resultado de quem propõe formar, educar para transformar


Everton Marques
Ampliar foto
O investimento na infraestrutura e no corpo docente é constante na instituição

“Somos nota 5!” Em tempos de isolamento social, a expressão uníssona de gestores, de acadêmicos e de colaboradores do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, ecoa harmoniosamente no site da instituição, nas redes sociais, nos diálogos de seus pares. A infraestrutura, a organização didático-pedagógica e a qualificação docente, somadas à outras impressões, abalizaram a comissão de especialistas do INEP/MEC para atribuir a nota máxima que um curso de graduação pode obter junto ao Ministério da Educação. A comissão esteve na Universidade no início da segunda quinzena de março de 2020.

O curso, que é considerado o melhor de instituições particulares de Minas Gerais, foi criado em 1989. Idealizado pelo Professor Edson Antônio Velano, fundador da Universidade, hoje está sob a direção da Professora Maria do Rosário Araújo Velano, reitora; e suas filhas, a Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora; e a Dra. Larissa Araújo Velano, pró-reitora administrativo-financeira. Ao longo dos anos, o curso alia experiência e modernidade, sempre atento às transformações e evoluções que a Medicina e o mundo sofrem.

A professora Annie Beatriz de Carvalho, atual coordenadora do curso, afirma que a graduação em Medicina da UNIFENAS “oferece um ensino de excelência e atinge seu objetivo de formar um médico generalista competente, humanista, ético, capaz de atuar nos três níveis de atenção à saúde, tanto no nível individual quanto coletivo”. O que confirma a manifestação do professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, que, por ocasião da divulgação da nota 5, escreveu nas redes sociais: “Parabéns UNIFENAS! Ao longo dos anos comprovando a qualidade ao que se propõe: formar, educar para transformar”.

A coordenação não tem dúvida de que a renovação do conceito do curso de Medicina, do câmpus de Alfenas, com nota máxima, se deve a seriedade do trabalho desempenhado pela reitoria, pró-reitorias, diretorias, professores, colaboradores e até mesmo dos alunos. Como destacou a professora Annie Beatriz, todos “trabalharam juntos na construção deste curso de excelência”. A professora Luisa Barbosa Messora, coordenadora-adjunta, acrescentou: “Estar entre as melhores universidades do país, com nota 5, é um privilégio muito grande para todos nós! Inclusive para a nossa sociedade, que recebe os futuros profissionais inseridos no mercado de trabalho com competência e qualidade. É a certeza de que estamos no caminho certo. O sucesso só é alcançado quando todos os envolvidos se tornam parte, quando todos os esforços se unem para conquistar um objetivo maior”.