Notícias UNIFENAS

Notícias

9 de dezembro de 2019

Pedagogia organiza dia festivo no Cemei “Borboleta”


Everton Marques
Ampliar foto
Grupo da UNIFENAS com colaboradores do Cemei

As crianças atendidas no Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) “Borboleta” - Dulce Martins, em Alfenas, e os seus familiares se divertiram com brincadeiras e oficinas desenvolvidas pelo Núcleo Integrador do curso de Pedagogia da UNIFENAS. A atividade encerrou o trabalho voltado para a questão das emoções, desenvolvido durante o semestre com a proposta de melhorar a relação professor e aluno, bem como a relação alunos e pais. A manhã festiva, realizada no dia 23 de novembro, contou com a participação de voluntários da empresa Alfenas Ambiental que doaram e criaram uma horta com mudas de verduras, legumes e chás.

De acordo com a professora Sandra de Sousa Alves, coordenadora do Núcleo, professores, colaboradores e as crianças do Centro participaram ativamente das oficinas ministradas por alunos do 2º, 4º e 8º períodos da Pedagogia. Entre os objetivos, ensinar a todos a compreender e aprender a lidar com as emoções. Respeito e amor ao próximo instigaram as crianças a criarem heróis que praticam boas ações. No encerramento do projeto, familiares também participaram de uma oficina de meditação e relaxamento. “Os pais chegam, após um dia de trabalho, cansados, às vezes não dão atenção para o filho. Então, a gente trabalhou essa questão, bem forte, das emoções aqui no Cemei”.

Mariana da Costa de Sousa, diretora do Centro, acredita que a parceria com a UNIFENAS ajudou a reforçar a união da família e estreitar os laços com a creche. Ao trabalhar o aspecto da imagem positiva com as crianças e a valorização dos profissionais, os universitários provocaram mudanças importantes para ambos os envolvidos com o projeto. “O retorno foi excelente. Os profissionais estão com a autoestima mais elevada, mais felizes”, afirmou Mariana.

Rodolfo Fernandino Cotta Padrão, coordenador da Alfenas Ambiental, destacou que a empresa sempre desenvolve ações de voluntariado como forma de deixar um legado no município. Coincidentemente, o projeto do Núcleo ocorreu no período em que a empresa já planejava qual seria o seu dia do voluntariado neste semestre. “É um evento bacana, estou vendo as crianças participando, os pais. Então, nós estamos plantando uma horta e tenho certeza que é o mínimo que a gente poderia fazer para estreitar ainda mais essa parceria”, disse.

Concluída a atividade, a professora Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia, fez uma avaliação positiva do projeto: “O processo todo foi exitoso. Hoje conseguimos trazer para um sábado, que não é letivo e depois de um feriado, a comunidade escolar. É porque o trabalho acontece de forma prazerosa, acontece de acordo com as nossas propostas. Acolhe a comunidade para além da escola, que aderiu à ideia, abraçou e recebeu muito bem a Universidade”.