Congresso propõe o mindfulness para obter melhores resultados
Rosângela Fressato
A mesa-diretora de trabalhos foi composta pela professora Cláudia Umbelina Baptista Andrade, alunas Simone Bastos e Adriele Alice Jordão, além do professor Hélder
“Mindfulness como ferramenta de fortalecimento da profissão” foi tema abordado no 13º Congresso de Enfermagem, que ocorreu no período de 11 a 13 de novembro.
A proposta desta temática, segundo o coordenador do curso, professor Hélder Luiz Ribeiro da Silva, é debater o mindfulness como ferramenta de concentração nas atividades. Segundo ele, há muitos estudos na área do rendimento humano que trabalham exatamente como se focar em uma única atividade e estar 100% nela e, com isso, conseguir ter melhores resultados, de forma mais rápida e eficiente. “O profissional de enfermagem tende a exercer várias tarefas ao mesmo tempo e estar bastante empenhado naquilo que faz, que é o cuidado; contudo, isso gera uma carga pesada no que diz respeito à saúde mental. Assim, o mindfulness vem exatamente para redirecionar as nossas ações, nos mostrando como nos concentrar em atividades menores e com isso prezando o seu cuidado. Esta é a proposta do tema do congresso”.
O professor comenta que os temas das palestras foram sugeridos pelos acadêmicos com a proposta de debater a qualidade de vida, pois muitos profissionais da enfermagem trabalham durante uma carga de 60 horas por semana, dois empregos diferentes, às vezes fazem plantões duplos e isso sobrecarrega sua saúde. “Por isso, nosso objetivo foi trazer assuntos que ampliem os horizontes dos alunos para que, quando forem profissionais, usarem estas ferramentas para terem o autocuidado”.
A primeira palestra da noite foi “Áreas de atuação da enfermagem e cenários de emprego”, proferida pela enfermeira Dagmar da Costa Esteves Chaves. Segundo ela, as áreas de atuação da enfermagem estão muito amplas e a finalidade de sua fala foi mostrar aos alunos que eles não precisam ficar focados somente no hospital e na saúde pública. “Há um vasto campo de empreendedorismo, sobretudo na região sudeste. Outras novas demandas, com melhores remunerações, são o Centro de Terapia Intensivo, a Estomatoterapia, Saúde da Criança e UTIs.”
Em qualquer área que o enfermeiro for atuar, a palestrante aconselha a constante atualização deste profissional. “Que ele busque o seu desejo, sua realização, mas que nunca fique parado”.
A programação do Congresso constou ainda das palestras “Mindfulness e saúde mental da enfermagem”; “Cuidados paliativos”; “PNL para memorização e concentração”; e “XABCD do trauma”. Houve também, no encerramento do encontro, um momento cultural com apresentações de alunos do curso e do projeto de extensão “Canjinha 2030”.