A palestrante Marta Rovai (de vermelho): “A felicidade é uma construção coletiva, que respeita o individual”.
O curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveu, no início de outubro, o 1º Colóquio sobre assuntos universais e que trouxe em sua primeira edição o tema “Essa tal felicidade?”, proferido pela historiadora e professora da UNIFAL Marta Rovai.
A palestrante falou sobre a perspectiva da felicidade em vários momentos históricos e sob a ideia de vários intelectuais, sempre destacando que tal estado é uma construção coletiva. Segundo ela, a felicidade não está em lugar nenhum; ela passa pela percepção do outro, pelo respeito ao outro.
Marta explicou o tema se baseando na perspectiva da filósofa alemã Hannah Arendt, que pensa na ideia do amor mundi, que é a possibilidade de construirmos uma felicidade levando em conta que todos nós pertencemos ao mesmo mundo e que, embora sejamos diferentes, estamos todos juntos. “Então, ao invés de nos colidirmos, precisamos aprender com a diferença do outro”.
Segundo a professora, hoje há um discurso de que a felicidade está em algum lugar, em algum consumo, em algum objeto, mas ela não é isso, “é um ato de perceber que o outro é importante e, se percebermos que somos importantes, somos corresponsáveis pelo mundo em que vivemos. Então a felicidade é uma construção coletiva, que respeita o individual”.
A coordenadora do curso de Psicologia, professora Rosane Carvalho da Silveira Abbade, observa que objetivo do primeiro encontro foi trabalhar a ideia que a mídia coloca para as pessoas sobre o que é a felicidade e que estas pessoas se sentem na obrigação de precisar cumprir o que foi exposto. “O que é esta felicidade? O que é isto que nos faz correr atrás? Será que isso que estou indo atrás é o que realmente estou sentindo ou é o que a mídia, o que o outro me impõe como felicidade?”
Rosane explica que o curso escolheu promover um colóquio porque ele consiste na explanação de um tema por um profissional, seguido de uma discussão, de uma reflexão por parte da plateia. “A ideia é discutir, dialogar. Queremos abrir uma roda de conversa aqui na Universidade sobre temas relevantes para a vida de todos”.
A coordenadora informa que a finalidade do curso é realizar um colóquio por semestre, e o próximo tema a ser refletido é sobre o amor. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica e à sociedade em geral.