Notícias UNIFENAS

Notícias

8 de novembro de 2019

"Hackeando a educação" capacita acadêmicas de Pedagogia


Rosângela Fressato
Ampliar foto
O evento ocorreu no câmpus da UNIFENAS com a participação de quatro escolas públicas

As alunas do 8° período de Pedagogia, sob a orientação da professora Sandra de Souza Alves, organizou o "1° Hackeando a Educação - Metodologias ativas e suas possibilidades", conteúdo trabalhado na disciplina Núcleo Integrador VIII.

O evento ocorreu no câmpus da UNIFENAS, dia 26 de outubro e contou com a participação de quatro escolas públicas de Alfenas. Cada escola foi convidada a levar 10 participantes, entre professores e alunos.

Segundo a professora Sandra, o objetivo principal foi desenvolver nas alunas do curso de Pedagogia competências, habilidades e atitudes que promovessem o protagonismo em todo o projeto. A capacitação teve duração de 6 horas e, na primeira etapa, as alunas contextualizaram sobre: Habilidades socioemocionais; inteligência emocional; o cenário atual da educação no Brasil e no mundo; a relação professor e aluno; reorganização da sala de aula; a inteligência artificial e o que o mercado espera hoje dos profissionais.

Na segunda parte da capacitação, apresentado aos participantes o "Designer Think" e, posteriormente, a explicação. Eles tiveram um desafio que foi: "A sala de aula que queremos". Após passarem pelas etapas do Designer Think, cada equipe apresentou sugestões para tornar o aprendizado mais atrativo, afetivo e inovador.

Para a acadêmica Priscila de Oliveira, o encontro foi muito gratificante, principalmente porque as professora da EJA (Educação de Jovens e Adultos) disseram que conseguiram enxergar nos seus alunos coisas que não foram percebidas apesar da convivência de anos, mas aquele momento proporcionou-lhes um passo para grandes mudanças. "Esse era nosso maior objetivo e foi alcançado, conscientes de que a transformação começa em nós com um jeito hacker de ser. Só tenho a agradecer ao curso de Pedagogia por nos proporcionar esses momentos maravilhosos".

O diretor da E.E. Dr. Emílio da Silveira, Marcos Bento Ribeiro, relata que a possibilidade de um espaço acadêmico que acolhe professores, diretores e estudantes para fomentar ideias e experiências novas para a prática pedagógica contribui para uma educação inovadora e contextualizada. "Obrigado, UNIFENAS, que esse espaço de saber possa sempre ajudar a educação alfenense".

O aluno do EJA, Sílvio César Gomes, comenta que o evento foi uma experiência muito boa. "Fiquei feliz, me senti importante em meio a pessoas importantes. Parabéns às organizadoras e à UNIFENAS".

Professora da E.E. Dr. Emílio Silveira, Suenia Aparecida Diniz Santos Milanez, observa que o ‘Hackeando a educação’ foi um evento especial com o qual aprendeu muito. "Foi um momento excelente e nos permitiu repensar a educação com um olhar mais humano, focado no respeito e no protagonismo de nossos alunos" .