Notícias UNIFENAS

Notícias

31 de outubro de 2019

Universidade parceira na concretização do sonho matrimonial


Everton Marques
Ampliar foto
Casais que celebraram a oficialização matrimonial

“Não insistas para que te abandone e me afaste de ti; porque para onde fores, irei; e onde passares a noite, eu a passarei...” (Rute 1:16). Citada durante a 3ª “Audiência Coletiva de Conversão de União Estável em Casamento”, esta passagem bíblica, retirada do Livro de Rute, assim como outros momentos, marcou a solenidade realizada na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, no dia 26 de outubro. Nesta edição, 28 casais receberam a certidão de casamento gratuita.

Sob a organização da professora Adriani Freire Diniz, juíza aposentada da Vara de Família, o casamento coletivo ocorreu graças ao apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus), do Ministério Público, do Cartório de Registro Civil, de alunos do 6º período (diurno e noturno) do curso de Direito da UNIFENAS e de acadêmicos integrantes do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade.

A solenidade atende a uma realidade observada pela Profa. Adriane, quando ainda no exercício da magistratura. “São muitas as pessoas que vivem como se casados fossem, mas que têm o sonho de regularizar a situação. Como se diz, casados no papel.”

Quanto à participação dos acadêmicos de Direito, Murilo de Paula Zaleske Almeida, aluno do período diurno, destacou que para a realização do evento, cabe aos estudantes às orientações burocráticas. “É uma experiência muito boa. Tanto que estou feliz de estar aqui hoje.”

Para que o momento fosse realmente especial, o curso de Estética e Cosmética da Universidade se responsabilizou pela parte do salão de beleza. Prestadores de serviço também auxiliaram na realização do casamento coletivo, inclusive na decoração e no fundo musical. A Viva Lá Vida - Assessoria e Cerimonial e By Petra Munhos – Noivas e Festas, os cantores Celso de Ávila Ramos, Fláviane Goulart e amigos, entre outros, tornaram possível aos noivos e noivas desfrutarem de tudo aquilo que cerca uma solenidade em que se concretiza o sonho matrimonial.

O casal Hélio de Souza Miranda e Maria Antônia Silva, por diversas vezes tentaram programar o casamento e por um ou outro motivo não conseguiram. Até que tomaram conhecimento do casamento coletivo. “Foi um momento maravilhoso, muito organizado. Saiu tudo perfeito, superou nossas expectativas. Coincidentemente, hoje completamos 9 anos juntos”, disse Maria Antônia. E não escondendo a sua felicidade, Hélio afirmou: “Vamos seguir juntos agora com essa nova fase da nossa vida, casados!”.

Sobre a “Audiência Coletiva de Conversão de União Estável em Casamento”, o noivo confirmou a fala da Profa. Adriane. “Tenho vários colegas que ficaram sabendo e estão na expectativa para no próximo ano fazer a sua inscrição”, disse, sorridente, o técnico em radiologia.

Além da Profa. Adriane, estavam presentes à mesa-diretora Rafael Ferreira da Rocha, escrevente substituto do Cartório de Registro Civil; a professora Ana Paula Barroso de Salles Paiva, coordenadora do Núcleo; o Dr. Marcelo Fernandes dos Santos, promotor de justiça; e a juíza Denise Lúcio Tavela.