Os palestrantes Adrian e Leandro junto aos membros da Liga
“Osteoporose” foi o tema central do 6º Simpósio da Liga de Reumatologia, do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus Alfenas, dia 24 de outubro.
Durante o encontro, foram apresentadas as palestras “Diagnóstico e tratamento da osteoporose” (Dr. Adrian Bueno Nogueira) e “Mitos e verdades da Vitamina D” (Dr. Leandro Diniz e Garcia). A presidente da Liga, Bianca Rodrigues da Mota, diz que o Simpósio abordou o tema de forma elucidativa, com o intuito de fomentar a discussão e a atualização sobre as mais recentes descobertas da área, estimulando e reforçando a troca de experiências entre professores e alunos. “A escolha do tema foi baseada na importância dessa doença. A Osteoporose pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e quebradiços aos mínimos esforços. É um tema recorrente na prática médica, visto que é uma doença que afeta milhares de pessoas no país, principalmente as mulheres na pós-menopausa”.
De acordo com Bianca, a osteoporose pode ser prevenida englobando-se uma série de medidas, entre elas, a prática de atividade física regular e nutrição adequada. “Quando se tem suspeita dessa doença, devem-se levar em conta os fatores de risco e confirmar com o exame de densitometria óssea, que é o padrão-ouro. Após diagnóstico, é iniciado o tratamento seguindo conduta adequada”.