Notícias UNIFENAS

Notícias

11 de outubro de 2019

Torneio de Gladiadores aprimora formação acadêmica


Everton Marques
Ampliar foto
Torneio ocorreu no Salão do Júri da Universidade

O poder da argumentação de estudantes de Direito foi posto a prova no 1º Torneio de Gladiadores do curso da UNIFENAS, câmpus de Alfenas. Equipes formadas por alunos de diversos períodos aceitaram o desafio e se posicionaram na defesa e na oposição da “Pena de Morte”, da “Legalização do Aborto” e da “Delação Premiada”. Uma comissão avaliou a disputa a partir de três quesitos: Concordância Verbal, Linguagem Corporal e Argumentação Jurídica. Os embates ajudaram no desenvolvimento da oratória e no aprofundamento do conhecimento de temas relevantes para a sociedade.

O Torneio foi aberto a alunos de todos os períodos e contou com a inscrição de quatro equipes, que poderiam ter entre dois e quatro alunos. Os participantes tomaram conhecimento dos temas 36 horas antes dos embates. No dia do torneio, foi feito o sorteio de quem seria defesa e quem seria oposição. O seja, mesmo que os integrantes de uma equipe fossem a favor, por exemplo, da “Pena de Morte”, eles poderiam assumir o papel de oposição e ter que desenvolver argumentos contra suas crenças em quatro minutos; o mesmo tempo para a réplica, três minutos para a tréplica e mais dois minutos para alegações finais.

Os vencedores dos embates sobre a “Pena de Morte” e a “Legalização do Aborto” foram para a final debater sobre a “Delação Premiada”. Uma comissão composta por Anselmo Cesário, professor de Teatro; por Mônica Fernandes, professora do curso de Direito; e pela Dra. Juliana Aparecida Miranda, advogada criminalista, foi a responsável pela avaliação das apresentações. De acordo com os alunos Leonardo Henrique Felício Santos e Saula Isabela Jorge Diniz, a partir desta experiência, pretende-se expandir o Torneio para os demais câmpus da UNIFENAS.