Notícias UNIFENAS

Notícias

11 de outubro de 2019

Liga do curso de Medicina trabalha pelo combate à obesidade


Everton Marques
Ampliar foto
Parte dos universitários da UNIFENAS que contribuíram com o “Obesidade? Tô Fora!”

Por iniciativa da Liga de Endocrinologia e Metabologia do curso de Medicina da UNIFENAS, foi realizado na Praça Getúlio Vargas de Alfenas o “Obesidade? Tô Fora!”. O evento teve por meta conscientizar a população dos riscos a que as pessoas obesas estão expostas. A atividade contou com a contribuição das Ligas de Saúde mental, de Cardiologia, de Medicina Esportiva e de Clínica Cirúrgica.

A professora Alessandra Cristina Pupin Silvério, que supervisionou os universitários, destacou que no Brasil a cada 5 pessoas uma é obesa, ou seja, há uma epidemia de obesidade no país. Ela destaca que um obeso pode sofrer com doenças cardiovasculares, como o Infarto do Miocárdio e Aciendente Vascular Cerebral, assim como desenvolver outras doenças, a exemplo do Diabetes Mellitus, das Dislipidemias e da Hipertensão Arterial. Juntas, “essas doenças são as principais causadoras de morte no mundo”.

Além da conscientização dos problemas acarretados pela obesidade, na ação foram realizadas: Antropometria, com determinação de IMC (Índice de Massa Corporal); medida de circunferência abdominal; aferição de pressão arterial e determinação de glicemia capilar. Segundo os organizadores do evento, a maioria das pessoas atendidas apresenta obesidade ou sobrepeso, hiperglicemia e alteração de pressão arterial. “Vários pacientes foram orientados a procurar a sua Unidade Básica de Saúde, diante do provável diagnóstico de síndrome metabólica desconhecido por eles”, disse a professora.