Professores e participantes do primeiro dia do curso
A Liga Acadêmica de Humanidades Médicas e Cuidados Paliativos (LAHM), do curso de Medicina, UNIFENAS - BH, promoveram o “1º Curso de Atualização no Manejo da Dor Crônica”, que teve por finalidade discutir sobre a dor crônica e seu manejo num contexto holístico. Professores, alunos e convidados de outras Instituições participaram de palestras e atividades práticas sobre os mais diversos temas. No primeiro dia do evento, houve a palestra do Dr. José Ricardo sobre “Introdução aos cuidados paliativos e dor crônica”. Ele falou também sobre a dor crônica e seus significados no contexto de um paciente paliativo. Em seguida, a professora Dra. Bruna Silva Terra discorreu sobre o “Manejo Farmacológico da dor crônica”, complementando a fala do professor José Ricardo Oliveira.
Para fechar o primeiro dia do encontro, a mestre Tatiana de Abreu Coelho explicou “O que é Hipodermoclise? Outras vias de administração de medicamentos”, enfatizando a questão da administração de fármacos pela via subcutânea em pacientes idosos e fragilizados pelo contexto de uma doença crônica terminal. Sua palestra foi seguida de uma prática que demonstrou a realização da técnica e permitiu aos alunos treinarem essa habilidade.
Já o segundo dia do evento contou com a participação da Esteticista, Cosmetóloga e professora Michelle Lima Carvalho, que falou a respeito de “Terapias complementares na abordagem da dor crônica”. Em sua fala, ela ressaltou a participação do profissional esteticista na atenção primária à saúde, por meio das práticas integrativas em saúde, que complementam a ação de outros profissionais. Nesse contexto, o esteticista atua com o manejo da dor por meio da auriculoterapia, massagens terapêuticas, reflexologia podal, entre outras técnicas que auxiliam no alívio da dor e incômodos causados, por exemplo, pela radiodermite. Sua palestra foi seguida do treinamento de habilidades, ministrado pela palestrante e pela professora Izadora Santiago, também esteticista e cosmetóloga. Ainda neste dia, houve a participação da enfermeira Hilmara Cristina de Abreu Arruda, que falou sobre “Acesso venoso – técnica e treinamento de habilidade”.
Os estudantes presente demonstram muito interesse nas atividades realizadas e elogiaram as palestras e habilidades aprendidas. O evento se encerrou com a promessa de nova atualização nos anos seguintes.