Ao todo foram realizados 61 atendimentos em 41 pacientes diferentes
Com a proposta de incluir pessoas carentes, sem moradia, e em situações precárias nos serviços de atenção básica à saúde, alunos do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveram o projeto de extensão “Medicina na Rua”, em Varginha.
De acordo com o acadêmico Hugo Ribeiro Franco, o projeto atendeu às demandas básicas dessa população, por meio de consultas no Centro POP, todas as sextas-feiras do primeiro semestre de 2019, no período da manhã. “Como acadêmicos, enraizamos os conhecimentos teóricos, solicitando pedidos de exames e decidindo condutas em conjunto com o médico preceptor Henrique Trombini. Além de ajudar na saúde básica dessa população, foi possível aos alunos ter contato com uma realidade diferente e tão presente no Brasil atual. O exercício que, a princípio, era teórico e racional, tornou-se também uma experiência ética e moral transformadora para os estudantes envolvidos”.
Além do estudante Hugo e do médico Henrique, participaram do Projeto os alunos Luccas Jorge Danielides Solci, Helenna Maria da Silva Ribeiro, Marina Nasser Barix Magalhães, Diego Thomaz Silveira, Lucas Perussi de Souza, Amanda Borges Crabi, Gabriel Moreira Santoro, Julia Carvalho Gianini, Guilherme Martins de Souza Lopes, Haruana Carvalho Amaral, Ronaldo Duarte Figueiredo e André Marcilio Rodrigues.