Alunos do Estadual conheceram os cursos oferecidos no câmpus de Alfenas
No terceiro ano do ensino médio, prestes a ingressar em um curso superior, estudantes da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira participaram de uma conversa descontraída e repleta de informação com os coordenadores de cursos da UNIFENAS. No Salão de Eventos I, no câmpus de Alfenas, puderam observar como a Inteligência Artificial tem impactado as profissões do Direito, da Pedagogia, da Ciência da Computação, da Engenharia Civil, da Arquitetura e Urbanismo e da Administração. Mesas-redondas foram organizadas para este encontro, no qual os cursos de Agronomia, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Medicina Veterinária, Psicologia e Biomedicina também estavam representados para falar sobre a saúde do futuro. O que ficou evidente nas falas é que independentemente da opção profissional de cada um, o mais importante é que seja uma escolha feliz.
Foram mais de 2 horas de conversa em que se mostrou aos futuros universitários como o ensino superior é capaz de mudar vidas. Coordenadores de curso contaram sua trajetória acadêmica. Alguns deles estudaram no Dr. Emílio da Silveira e expuseram o sentimento de terem se graduado na UNIFENAS e hoje atuarem profissionalmente na instituição. Convidada pela diretoria de extensão e assuntos comunitários para conduzir as mesas-redondas, a professora Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia, disse aos estudantes o quanto “é importante ter sonhos”.
A fala da professora foi um complemento à lembrança da coordenação do curso de Engenharia Civil sobre um trabalho de Conclusão de Curso elaborado para dar acessibilidade nas escolas, mais especificamente na escola “Polivalente” de Alfenas. Esse trabalho foi elaborado por uma universitária que, quando ainda estudante do “Polivalente”, observou a necessidade da sua escola e disse aos então colegas e professora: “Será que terei que me formar em Engenharia Civil para resolver este problema?”. Para a Profa. Maria Cristina, este questionamento levou a aluna a ingressar na UNIFENAS e, posteriormente, elaborar um trabalho que pode ser implementado.
Na visita à Universidade, além dos cursos apresentados, também foi exposto aos alunos que a instituição possui outras graduações e pós-graduações que podem atender aos desejos dos, por assim dizer, pré-vestibulandos. As formas de acesso à UNIFENAS, Prova Tradicional, Prova Agendada e nota do Enem foram divulgadas, bem como as fontes de financiamento estudantil.