Segundo a organização, os expositores abraçaram a Feira com grande carinho
Por meio da “Feira de Doce de Leite & Cia”, a UNIFENAS foi uma das instituições que aderiram à 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovido pelo IEPHA – MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). A Feira ocorreu no câmpus de Alfenas, no dia 15 de agosto, e contou com estandes nos quais foram expostos, para degustação e comercialização, produtos das empresas Majestic, Don Ana, Café Vovó Petra, Tays Rodrigues – Goumert, Vó Brigadeiro e Caprivama - Queijo de Leite de Cabra. O evento valorizou o Doce de Leite, um alimento muito presente, principalmente na vida dos mineiros e, ao mesmo tempo, atendeu ao tema da “Culinária e Patrimônio 2019” proposto pela Jornada. O curso de Nutrição e o Nucau (Núcleo de Cultura e Artes da UNIFENAS) foram os responsáveis pela organização.
Embora seja um produto gastronômico calórico, o doce de leite atende a diferentes públicos, pois possui opções variadas, por exemplo, sem lactose para quem é intolerante a ela e sem açúcar para diabéticos. No evento, alguns cartazes contaram curiosidades sobre o doce, como a de que não se sabe a sua real origem, apenas suposições de que tenha surgido ao acaso. A princípio usado para conservação de alimentos, por ser saboroso, tornou-se o doce de leite como o conhecemos, explicou a Professora Carolina Soares Horta de Souza, coordenadora do curso de Nutrição. Segundo ela, a Feira tratou de um produto que é referência mineira e que o conhecimento cultural é uma base imprescindível na formação dos alunos. “As raízes estão se perdendo e o resgate cultural, que tem haver com a culinária, é importante para trazer identidade.”
Um grande número de pessoas prestigiou a Feira e pôde ter acesso a receitas que levam o doce de leite como base e que foram elaboradas por alunos da Nutrição, ver as Atléticas Acadêmicas divulgarem seus nomes e produtos, bem como acompanhar a apresentação musical de estudantes, da Camerata da UNIFENAS e da dupla João Vitor e Railson, este último egresso do curso de Engenharia Civil da Universidade. De acordo com a organização, mais de 300 pessoas visitaram a Feira. Uma das ilustres visitas foi a de Clodoaldo Araújo, apresentador do Programa Rota de Inovação e vencedor da 5ª temporada de “O Aprendiz”, edição em que se tornou sócio de Roberto Justus. “Todos os estandes estavam maravilhosos, bem decorados e com produtos deliciosos”, disse a professora Sônia Boczar, coordenadora do Nucau.
Como salientou, a Universidade, por meio de seus colaboradores, de diversos setores, foi preponderante para a realização do evento que também contou com o patrocínio da Alfalagos (distribuidora de medicamentos). Somados aos expositores, deram o tom do evento. A Professora disse que “quem ganhou com a noite foi a cultura. E complementou: “Penso que a culinária é uma das principais expressões da cultura de um povo. Então, ganhou a cultura, ganhou a UNIFENAS, ganhou o Núcleo de Cultura e Artes, ganhou a extensão universitária, ganhou o curso de Nutrição e ganharam aqueles que vieram aqui curtir”.