Alunos e professores rondonistas, juntamente com coordenadores de cursos e demais autoridades acadêmicas
A noite de 8 de agosto foi especial para os oito alunos e dois professores rondonistas que participaram da “Operação Vale do Acre”, na cidade de Acrelândia/AC, em julho. Eles receberam um certificado oferecido pelo Ministério da Defesa, e a UNIFENAS também foi agraciada com um troféu e certificado.
Professor Diogo Gontijo Borges acompanhou os acadêmicos durante a Operação e relata que este trabalho foi muito positivo para os docentes e alunos, já que foi uma oportunidade de tirar os conhecimentos de dentro dos muros da Universidade e levá-los para lugares distantes onde os colocaram em prática. “O Rondon é um projeto de ação e cidadania. Ação para a comunidade onde atuamos, e cidadania para os nossos alunos. Eles voltaram muito mais humanos, com maior percepção de tudo o que está ao redor deles”.
A professora Ciderleia Castro Lima também fez parte da equipe e comenta que a viagem foi uma experiência única em sua vida. Em sua opinião, todo aluno e professor deveriam passar por esta vivência, “pois trazemos muito mais bagagem do que levamos para oferecer”.
Ela ressalta que o Projeto Rondon faz as pessoas olharem para outros indivíduos e para a sua realidade com outros olhos. “A gente passa a observar a sociedade sem viés algum, sem ideologias, ou seja, você vai e experimenta uma parte do Brasil como ele realmente é. Isso foi indescritível. Todos nós voltamos muito realizados e, com certeza, os alunos que participaram deste trabalho serão profissionais diferenciados”.
Para o acadêmico rondonista do curso de Odontologia, Henrique Marques da Silva, todo universitário deveria atuar no Projeto Rondon, pois este trabalho muda a vida dos participantes muito positivamente. “Eu sinto que voltei de lá um aluno diferente e serei um profissional muito melhor, principalmente na parte mais humana. Por mais que a gente respeite as pessoas e viva bem em sociedade, quando a gente convive com pessoas que estão no extremo da pobreza, do abando sócio-econômico, que é caso de Acrelândia, percebemos que eles têm muito a nos oferecer e nós passamos a querer ficar próximos a pessoas assim para lhes dar atenção e conhecimento”.
Estiveram presentes ao evento o professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, Pró-reitor Acadêmico da UNIFENAS; a professora Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, diretora de graduação; professor Rogério Ramos do Prado, diretor de Extensão e Assuntos Comunitários; professora Laura Helena Órfão, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, e demais autoridades acadêmicas, além de alunos e professores.
Após a cerimônia das entregas, todos assistiram à apresentação do Conservatório de Música Walda Tiso Veiga.