Palestrantes, acadêmicos e o coordenador da Liga
“Hipertensão arterial” (Dr. Álvaro de Alencar Moraes); “Raio X de tórax” (Dr. Gerson Gontijo); e “Insuficiência coronariana sob uma abordagem cirúrgica” (Dr. Alexandre Hueb) foram os temas abordados durante o 17º Simpósio da Liga de Cardiologia, do curso de Medicina, câmpus de Alfenas, dia 15 de agosto.
A vice-presidente da Liga, aluna Sabrina Silva Rodrigues de Oliveira, explica que o objetivo principal do encontro é informar aos acadêmicos um conhecimento prévio sobre a cardiologia e também relatar um pouco sobre os trabalhos e finalidades da Liga.
O coordenador da Liga, professor Adelino Moreira Carvalho, enfatiza que eventos como este Simpósio são sempre enriquecedores porque permite conhecer colegas que trabalham em outras instituições e, muitas vezes, com pontos de vista diferentes que permites fazer um encontro de ideias. “E mostrar para o aluno que há uma diversidade de opiniões nos vários momentos da Medicina; na Medicina não falamos em certezas diagnósticas e sim que o paciente tem uma hipótese diagnóstica de tal doença, porque sempre é possível, no evoluir do processo, descobrirmos que não é bem aquilo que tínhamos afirmado inicialmente. Pode ser até uma outra doença que está se assemelhando àquela que inicialmente imaginamos que fosse. Então a Medicina trabalha com hipótese, e esse encontro de professores de diferentes instituições é uma oportunidade para ver que há uma diversidade de enfoques, nos permitindo ampliar o debate e aprender com ele”.