O evento “Feira do Doce de Leite & Cia”, organizado pelo NUCAU (Núcleo de Cultura e Arte da UNIFENAS), coordenado pela professora Sônia Boczar, com o apoio do Curso de Nutrição, foi aprovado para a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, promovido pelo IEPHA MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e que este ano aborda o tema “Culinária e Patrimônio 2019”. A Feira ocorrerá dia 15 de agosto, na Quadra Esportiva da UNIFENAS, das 19 às 21 horas e fará parte das boas-vindas aos calouros 2019/2. Toda a comunidade está convidada a prestigiar o evento. Os produtos serão comercializados e haverá degustação.
Professora Sônia ressalta que a UNIFENAS se preocupa com a preservação da memória cultural da nossa região e, neste caso, o projeto Doce de Leite tem um grande significado aqui para a nossa região, pois tudo que se refere ao leite, como, por exemplo, os doces, pamonha, canudinhos e outras iguarias de subprodutos do doce de leite mantêm muita gente empregada neste setor. “O doce de leite é tão importante que existe o Dia Mundial do Doce de Leite, celebrado em 11 de outubro. Então, como o sul de Minas é muito apropriado e o nosso doce de leite é um dos melhores do Brasil, nós resolvemos fazer esta Feira para preservar a memória culinária, porém, não vamos focar apenas no doce de leite, daí o nome do evento ser Doce de Leite & Cia”.
A Feria contará com a presença das empresas Vovó Brigadeiro, Doce de Leite Magestic, Donana, Petra Munhoz com seus cafés especiais e alguns produtos do café. Outras empresas também devem prestigiar o evento que conta com o patrocínio da Alfalagos.
A Camerata da UNIFENAS, que integra o Núcleo, fará uma apresentação no início do encontro. Ela tem o apoio cultural da Copy Mais.