Palestra sobre “Inteligência Emocional”
Colaboradores da UNIFENAS e do Hospital Universitário Alzira Velano vivenciaram na Sipat 2019 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) cinco dias dedicados ao “Autocuidado: A Chave da Segurança”. As palestras abordaram a necessidade de se buscar uma boa saúde mental, a estética como forma de elevar a autoestima, a liberdade para se alimentar e fugir dos padrões sociais, a necessidade da atenção com a higiene bucal para se evitar doenças e orientações de como a motivação nos leva a alcançar objetivos.
A “Inteligência Emocional” foi o assunto de abertura da Sipat. A partir de seus estudos para o Mestrado que fez voltado para o tema da palestra e de experiências pessoais, o médico José Sérgio Tavela Júnior mostrou que o sucesso, seja ele no campo profissional, familiar ou amoroso, está muito relacionado também com o controle das emoções. É este controle que nos leva a crescer, a superar barreiras, a nos reinventar e a nos desenvolver a cada dia. Como disse: “a emoção não leva a melhor decisão”. A resiliência, para se adaptar ao que julgamos ser um problema, e a empatia, capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, são duas práticas cotidianas a serem trabalhadas por nós, assim como o pensamento positivo.
O segundo dia de palestras evidencio os “Cuidados com a Pele e Automaquiagem”. De forma didática, Eliza Bianchi Martelli, maquiadora profissional, demonstrou o passo a passo para que não só as mulheres se moqueiem, mas também os homens. Colaboradores se apresentaram como modelos. Dicas da maquiadora: o protetor facial não deve ser o mesmo usado para o corpo; lavar, hidratar e proteger são três regras diárias para a proteção facial; e uma vez por semana é importante esfoliar a pele.
O terceiro dia foi dedicado à alimentação. No início de sua exposição, a nutricionista Júlia M. Bueno afirmou que o mais importante é se respeitar, que não há verdades, pois cada um vive e se comporta diferente com relação à nutrição. A partir do tema “Nutrição Gentil: bem-estar para o corpo e mente!”, Julia convidou os presentes a serem gentis com a pessoa mais importante: nós mesmos. “Ser gentil de uma maneira que não me faça mal”. De forma descontraída, lembrou a todos que vivemos entre alimentos bons e ruins e que o carboidrato é a base da nossa alimentação, e não o vilão. Moderação é uma das suas dicas ao se alimentar, por exemplo, com doces. Outro ponto importante é respeitar a fome, alimentar-se e rejeitar a dieta. Para ela, todos devem buscar se sentir bonitos dentro da sua realidade e não da que é imposta pelos “padrões de beleza”.
Após um dia dedicado à alimentação, o outro tratou da “Prevenção das Doenças Buscais”. O odontologista Rodrigo Adley S. da Silva teve como base estudos desenvolvidos na área da odontologia e que demostram o quanto a higienização bucal é importante para prevenir doenças que podem até mesmo levar à morte. Ele apresentou algumas doenças, destacou que a escovação pela manhã é necessária antes da primeira refeição e que o tempo médio de uma escovação é de 3 minutos e, no mínimo, 3 vezes ao dia.
Para fechar a semana, Anel Miranda, master coach integral sistêmico, analista comportamental, falou sobre “O Poder da Ação”. A palestra, com dinâmicas, evidenciou o fato de que a sabedoria está em saber colocar em prática o que se aprende, de que pensamentos positivos devem nos acompanhar no dia a dia, de que tudo que fazermos deve ter um sentido para nós, de que o sucesso a ser buscado não é o da sociedade e sim o que você quer ter. E afirmou: “Não sobreviva, viva”. Para Anel, a visão positiva de futuro provoca mudanças e se distanciar de pessoas negativas é uma necessidade. Uma das frases deixadas pelo palestrante para se refletir, diz: “O caminho é mais importante que apenas o destino”.
A organização da SipatSob a responsabilidade da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e com os apoios do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e do RH (Recursos Humanos), a Semana ocorreu entre os dias 1 e 5 de julho, com encontros no período da manhã, na Universidade, e no período da tarde, no Hospital.
Como declarou Juliana Oliveira Moreira, gerente geral de RH da UNIFENAS, a cada ano a comissão organizadora se supera com temas realmente relevantes para os profissionais que dela participam. Esta foi a mesma impressão de José Fernando Costa Carvalho, engenheiro de segurança do trabalho. E, já na abertura, o Professor Rogério Ramos do Prado, presidente da Cipa, havia agradecido não só a organização e os apoiadores, mas também os participantes.