Mostra de trabalhos acadêmicos do curso de Ciência da Computação na Biblioteca Central da UNIFENAS
A 1ª Mostra de trabalhos acadêmicos do curso de Ciência da Computação foi apresentada pelos alunos do 5º e 7º períodos. O evento é resultado dos projetos desenvolvidos durante as atividades práticas das disciplinas “Sistemas embarcados” (professor Celso de Ávila Ramos); “Inteligência artificial” (professora Flávia Aparecida Oliveira Santos); “Programação para dispositivos móveis” (professor Maurício Moreira Júnior) e “Computação gráfica” (professora Jaqueline Correa Silva de Carvalho).
A coordenadora do curso, professora Flávia Aparecida Oliveira Santos, explica que a Mostra apresenta projetos interdisciplinares. “São atividades enriquecedoras e exitosas para todo o curso. Os acadêmicos aceitaram este desafio, trabalharam motivados, pois puderam materializar suas ideias e os conceitos adquiridos; eles colocaram ‘a mão na massa’, importante etapa durante o processo de aprendizagem. A Mostra desperta o interesse dos alunos, dos períodos iniciais, que tiveram a oportunidade de conhecer os desafios e as atribuições que terão pela frente. É gratificante promover atividades como essas, em que a determinação dos docentes e discentes é notória e significativa”.
Ao todo foram elaborados e apresentados 36 projetos. Na opinião do professor Celso de Ávila Ramos, este evento é um incentivo muito grande para os acadêmicos, tanto na elaboração quanto na apresentação dos projetos, pois coloca em prática o espírito criativo deles, uma vez que a proposta dos trabalhos é a aplicação da tecnologia para a solução de problemas do cotidiano. “Dentro da disciplina de Sistemas embarcados, os alunos trabalharam com dispositivos eletrônicos, circuitos digitais e acrescentaram uma lógica de programação para conferir uma funcionalidade a estes circuitos.”
Entre os diversos projetos, o professor cita alguns: uma escada com acessibilidade que orienta o usuário em caso de falta de energia; bebedouros em parques e em ambientes abertos em que o usuário não precisa interagir fisicamente com o equipamento; esteira inteligente para prática de atividade física, com velocidade controlada pela batimento cardíaco do usuário, tendo como parâmetro funcional a sua idade; controlador de temperatura da água
para a prática da piscicultura; automação residencial; controle de sinais de trânsito; entre outros.
Como um dos critérios de avaliação, cada equipe trouxe, no mínimo, dois convidados externos para apreciar os trabalhos e conhecer melhor as atividades do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS, dando ao evento o caráter de extensão universitária. Os convidados responderam a um formulário online, fornecendo um feedback, na visão da comunidade, sobre os trabalhos e sua aplicabilidade no cotidiano das pessoas, o que foi considerado significativamente satisfatório pelos organizadores, uma vez que aproximou as atividades acadêmicas à realidade da população. “A Mostra é um trabalho interdisciplinar, com caráter de extensão, que é o papel da Universidade”, ressalta Celso de Ávila.