Alunos do Direito diurno trabalharam o caso de tentativa de homicídio
Como trabalho das Atividades Integradoras, alunos do 7º período do curso de Direito, câmpus de Alfenas, organizaram um júri simulado. O período diurno trabalhou, no dia 25 de maio, um caso real de tentativa de homicídio, e o noturno, dia 1º de junho, um caso de homicídio consumado.
A coordenadora dos trabalhos, professora da disciplina de Processo Penal, Ana Carla Tavares Coelho, relata que os acadêmicos contam com a colaboração do Fórum local, em especial a 2ª Secretaria da Vara Criminal, que apoia o projeto cedendo o material, fornecendo processos já julgados aos quais os alunos podem ter acesso para os retrabalhar no júri simulado.
Segundo ela, cada aluno faz a figuração de pessoas que estão inseridas no processo: acusado, testemunhas, advogados, Ministério Público e assistente de acusação. “Este júri é de fundamental importância para os alunos, porque é através desta materialização que eles podem melhorar o discurso, a oratória, a argumentação discursiva. É muito importante eles poderem efetivamente realizar aquilo que acontece nos tribunais do júri com os operadores do Direito. É maravilhoso!”
A acadêmica do noturno, Jerusa da Silva Rodrigues, representou a advogada de defesa e relata que este trabalho foi muito importante, pois a sua intenção é seguir carreira na área criminal. “Eu posso considerar que o júri simulado foi meu primeiro júri, porque ele nada se diferenciou de um júri real”. Ela comenta que foi de extrema relevância também para sua vida acadêmica, uma vez que pôde colocar na prática tudo aquilo que aprendeu ao longo dos anos. “Pude ainda vivenciar todo o conhecimento que um advogado de defesa precisa ter. Eu tive certeza de que é este o caminho que quero seguir. Foi sensacional porque eu pude defender uma causa e demonstrar toda a paixão que eu tenho pelo Direito. Fechei o 7º período com chave de ouro”.
O estudante Fernando Henrique Roque Miguel, acadêmico do período diurno, atuou como advogado de defesa. Para ele, o júri representou um importante passo na sedimentação dos conhecimentos acadêmicos, “visto que o aprendizado adquirido é basilar para aqueles que pretendem iniciar a carreira advogando em razão das possibilidades ali ofertadas. No mais, destaco que, ao final do julgamento, compreendi que defender alguém não é apenas rebater os argumentos contrários, mas, sobretudo, analisar os fatos e evitar a ocorrência de um erro judiciário”.