Notícias UNIFENAS

Notícias

11 de junho de 2019

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica profere palestra na UNIFENAS


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Dr. Sebastião Nelson: “Tudo ficou muito rápido e a cirurgia plástica está evoluindo de uma maneira muito acelerada, com grandes mudanças positivas”

Dr. Sebastião Nelson Edy Guerra, cirurgião plástico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, proferiu a palestra magna “Cirurgia Plástica nos tempos atuais“, do 12º Congresso Sul Mineiro de Cirurgia Plástica, organizado pela Liga de Cirurgia Plástica do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, dias 31 de maio e 1º junho.

Durante sua fala, Dr. Sebastião mostrou a evolução da cirurgia plástica, desde os primeiros atos cirúrgicos na cirurgia plástica, nas grandes guerras, e ressaltou que atualmente esta área está sofrendo grandes modificações. Ele enfatiza que hoje todos vivemos em uma aldeia global e a comunicação ficou mundial, por isso, tudo ficou muito rápido e a cirurgia plástica está evoluindo de uma maneira muito acelerada, com grandes mudanças positivas. “O robô entrou para a revolução na medicina, mas ele não é o concorrente do bisturi e do cirurgião plástico; a agulha sim, os preenchimentos começaram e as agulhas estão aí, realmente, lutando de frente com o nosso bisturi. Claro que a cirurgia ainda tem o seu lugar, mas a procura hoje é que tudo seja feito de uma maneira menos invasiva possível”.

Em uma mensagem para que os acadêmicos alcancem sucesso profissional, o palestrante disse: “Estudar sempre e desistir jamais. Porque em medicina, fala-se muito em sacerdócio, bem, não é sacerdócio, é que precisa amar muito a medicina para exercê-la, porque o contato humano é constante. Que estes estudantes sejam muito felizes!”

Dr. Hudson de Almeida, coordenador da Liga de Cirurgia Plástica e do Congresso, comenta que objetivos do evento foram o congressamento dos cirurgiões plásticos da região do sul de Minas, em associação com a participação dos alunos em eventos da Cirurgia Plástica. “Até então não havia participação de universitários, era somente para profissionais”.

Outra finalidade do encontro, de acordo com o professor, foi proporcionar aos alunos uma visão sobre a cirurgia plástica para verificarem se têm aptidão para essa área ou não. “É uma oportunidade ímpar que eles têm de conhecer estes profissionais de renome que vêm palestrar”.

O acadêmico André Dias Coni, presidente da Liga, acrescenta que foram ainda objetivos do Congresso trazer um pouco mais da realidade da cirurgia plástica para os estudantes e aproximá-los mais desta especialidade. “A cirurgia plástica é vista sem muita profundidade durante a graduação de medicina e por isso quisemos proporcionar aos alunos um contato maior com os profissionais de fora e agregar conhecimentos a eles. Quisemos também promover um evento científico dentro da Universidade”.

Outros temas abordados durante o Congresso foram “Tratamento de neurofibroma com laser de CO2”; “Reconstrução de supercílio” ; BIAL-ALCL- Atualização e controvérsias”; “Reconstrução de mama com TRAM; “Otoplastia”; “Lipoaspiração com ou sem vibrolipo” ; “Mastopexia com e sem prótese”; e “Abordagem fisioterapêutica no pós operatório de cirurgia plástica”. Houve também apresentação de trabalhos científicos.