O evento ocorreu no auditório Professor Edson Antonio Velano, com a presença de alunos e professores
A Liga de Gastroenerologia do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveu a sua 2ª Jornada, quando foram debatidos os temas “Microbiologia, epidemiologia e fisiopatologia da gastrite, úlcera e câncer gástrico associados a H. Pylori” (Dr. Luiz Henrique de Souza Pinto); “Diagnóstico clínico e endoscópico das gastropatias associas a H. Pylori” (Prof. Thiago Pires Anacleto); e “H. Pylori: protocolo de tratamento x resistência bacteriana” (Professora Gersika Bitencourt Santos Barros).
A presidente, Bruna Maia Vieira Silva, relata que a importância da Jornada e da Liga é aproximar o acadêmico de Medicina que não tem ainda muito contato com o Hospital Universitário Alzira Velano, de situações clínicas corriqueiras, pois é muito comum estes assuntos nos ambulatórios, nos PSFs e no hospital em si, e também criar um olhar clínico neste aluno, que, no futuro, será um médico. “Porque o curso nos prepara, a cada período, para que, no futuro, possamos atuar da melhor forma possível, sermos um médico íntegro, humano e que não veja o paciente como um objeto de estudo e em apenas um aspecto, como, por exemplo, a dor. Nós, acadêmicos de medicina da UNIFENAS, somos preparados para ver o paciente como um todo, na sua integralidade. Então, vamos avaliar, além da dor que ele relatou, a parte emocional deste paciente, verificar se há outras doenças, colher exames etc”.
Bruna ressalta que a Liga de Gastroenterologia tem ainda a finalidade de colaborar para a decisão do aluno sobre qual especialidade seguir. “No nosso caso, mostramos ao acadêmico o que é a gastroenterologia, qual a função do médico gastroenterologista, o campo de atuação desta área e as principais patologias”.
Em relação aos projetos de extensão, Bruna explica que a Liga possui o projeto “Você sabe o que é?”, que consiste em panfletos explicativos sobre patologias, curiosidades e a interferência da alimentação e do exercício físico na cura da doença. Estes panfletos são entregues nos PSFs, principalmente no Unisaúde, onde a Liga atua muito, e também na Praça Getúlio Vargas.
Temos também um projeto em processo de implementação denominado “Minuto Saúde”, em que elaboramos o material em formato de áudio e enviamos para a Rádio Universidade e para a Soundcloud, uma página online. Este material é elaborado com assuntos corriqueiros da sociedade, como, por exemplo, o que é a gastrite, principais sintomas e tratamento. Assim, temos a finalidade, com este projeto, de conscientizar a população a respeito das principais patologias, a importância de não se automedicar. A ideia é que este programa vá ao ar todas as quintas-feiras e seja retransmitido aos domingos”.