Roberto Lobão: “O estudo aqui é de excelência e eu levo o nome da UNIFENAS por onde eu vou; o curso não deixa a desejar a nenhuma outra faculdade”
O ex-aluno do curso de Medicina Veterinária, Roberto de Azevedo Lobão, esteve na UNIFENAS proferindo uma palestra sobre sua experiência profissional, que teve início em 1989, aos acadêmicos do 1º período.
Ele relatou que, após se formar, iniciou seu trabalho com bovinos leiteiros; em seguida, serviu o Exército, atuando na parte de inspeção de alimentos de origem animal, cavalaria e canil da polícia do exército; “fui seguindo a carreira militar e, dentro dela, há diversas atuações, não só tecnicamente, então, eles conseguem ver o que as pessoas têm de condições, além da formação profissional, e, assim, eu fui oficial de relações públicas, assistente do general, assistente do comandante, e isso tudo agregando à função de médico veterinário”. O egresso contou que, após esta experiência, foi para a reserva do exército e começou a trabalhar com homeopatia para pequenos e grandes animais. Atualmente, ele presta assistência em fazenda de gados de corte e de cavalos e também é colaborador do exército e palestrante sobre sua área profissional e sobre Inteligência Emocional. Roberto trabalha ainda na assessoria no departamento de Saúde Ambiental do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo. “É uma função muito importante também do médico veterinário, principalmente por causa dos resíduos gerados em clínicas veterinárias e em hospitais. É preciso saber qual a destinação correta desse resíduo”.
E como prática de esporte, não poderia haver outra opção: ele é competidor de Apartação e de Ranch Sorting. “Há campeonatos durante o ano todo e agora, dia 7 de junho, embarco para os Estados Unidos, junto com a Seleção Brasileira de Competição de ranchote e de apartação. É um grande lazer, ao qual eu dedico 50% do meu tempo”.
Em relação ao mercado de trabalho, Roberto observa que, para quem trabalha com seriedade, as oportunidades surgem praticamente todos os dias. Ele enfatiza que, por isso, é importante ir formando a carreira com muita dedicação aos estudos, com bastante determinação, aproveitando a internet para se aprofundar nos estudos, nas pesquisas.
Estudo de excelênciaO ex-aluno diz que recebeu o convite de proferir palestra na UNIFENAS com muita alegria. “É um momento de muito privilégio, de muita emoção voltar na Universidade e poder contribuir para o crescimento, para o profissionalismo destes acadêmicos. Passei momentos muito importantes da minha vida aqui na UNIFENAS, com um corpo docente espetacular, que me deu uma base extremamente forte e consolidada. Até hoje recorro às informações que tenho anotado na época das aulas. “O estudo aqui é de excelência e eu levo o nome da UNIFENAS por onde eu vou; o curso não deixa a desejar a nenhuma outra faculdade”.
MotivaçãoPara a coordenadora do curso, professora Maria Cristina Costa Resck, trazer egressos para falar aos acadêmicos tem sido um projeto dentro da disciplina Introdução à Medicina Veterinária. Segundo ela, por estes serem alunos ingressantes, é importante que tenham um parâmetro da ação dos egressos no mercado, em diversas situações. “Estes profissionais trazem aos acadêmicos uma motivação para seguirem em frente, comprovando a qualidade e a tradição do nosso ensino e que é possível eles chegarem aonde desejam”.
A fala do Roberto Leão foi bastante frutífera, os alunos ficaram entusiasmados pela carreira dele e aproveitaram para sanar diversas dúvidas. “Ele tem uma vasta experiência, já trabalhou com pequenos e grandes animais, hoje ele possui um instituto de homeopatia, vem de uma carreira militar, e por isso a palestra foi bastante proveitosa. Acho que esta é a melhor forma que nós temos de divulgar o curso, isto é, mostrando onde está o nosso profissional, a empregabilidade que a UNIFENAS oferece e a inserção deles em qualquer lugar”, ressalta a coordenadora.
De acordo com Maria Cristina, o egresso o Roberto Leão atende a fazendas de cantores famosos e disse aos alunos que o mercado é altamente seletivo, mas para quem é bom, não falta oportunidades. “Essa fala é importante para os alunos perceberem que o sucesso é possível, mas que são necessários o foco, a disciplina e o conhecimento. E eu também fico muito feliz por estar sendo uma facilitadora nesse trajeto dos alunos, porque a minha função como coordenadora é exatamente promover este trabalho motivacional, desenvolver a melhor capacidade de aprendizagem do aluno e é isso que eu faço com muito amor, com muito carinho e dedicação”.