Integrantes da Liga juntos aos palestrantes Dra. Daniela, Dra. Marina e Dr. Fábio
“Reabilitação ocular” (Dra. Marina Helena Bertazza Jorge); “Doenças vasculares da retina” (Dr. Fábio Pizzamiglio Vieira, também coordenador da Liga); e “Fundoscopia com oftalmoscópio direto” (Dra. Daniela Maggioni Pereira Leão) foram os temas proferidos durante o 12º Simpósio da Liga de Oftalmologia do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, na noite de 21 de maio.
A coordenadora da Liga, Dra. Marina Helena Bertazza Jorge, relata que eventos como o Simpósio são de extrema importância porque estimulam os acadêmicos a se interessarem pela Oftalmologia. Segundo ela, é uma oportunidade de mostrar-lhes conhecimentos práticos para a vida diária deles. “Hoje, temos como público alunos do início do curso de Medicina e também alunos mais adiantados, e, por isso, procuramos organizar um Simpósio de que todos aproveitem. Este ano nós priorizamos temas de uso no dia a dia da clínica médica, não só da oftalmologia, como também da ‘fundoscopia direta’, que é um exame muito necessário nas clínicas, na pediatria”.
Talissa Tavares Vilela, presidente da Liga, conta que os membros desenvolvem diversos projetos de extensão com a comunidade, como Feiras de Saúde, por meio dos quais os integrantes orientam as pessoas sobre a importância do exame oftalmológico em crianças, uma vez que o déficit visual atrapalha no desenvolvimento escolar; explicam também sobre os cuidados que se deve ter com os óculos, as lentes; os cuidados com as conjuntivites virais e bacterianas, entre outros. “Além disso, estamos desenvolvendo um projeto de extensão com pessoas portadoras de diabetes abordando sobre a importância do exame de retina para verificar se está tudo bem. Pacientes diabéticos podem desenvolver a retinopatia”.