Notícias UNIFENAS

Notícias

23 de maio de 2019

Congresso de Farmácia explica as diversas áreas da profissão


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Alunos e professores se uniram na organização do evento

Membros das Ligas de Atenção Farmacêutica (do curso de Farmácia) e da Liga de Toxicologia (com alunos de vários cursos da UNIFENAS) promoveram o 18º Confarma (Congresso de Farmácia da UNIFENAS), câmpus de Alfenas, que trouxe como tema “Profissão farmacêutica: 135 cartas na manga para você empregar no jogo da vida”.

Professor Marcelo Reis Costa, coordenador do curso, relata que a principal finalidade do evento foi mostrar aos alunos as várias possibilidades que eles têm no mercado de trabalho “A intenção é ressaltar para eles que o mercado está aberto; temos 135 opções de atuação e que, consequentemente, dimensionam uma boa profissão. Segundo a revista EXAME, a Farmácia é a terceira profissão que mais emprega no país. E o curso de Farmácia da UNIFENAS foi recredenciado com nota 5 (nota máxima) pelo MEC. Temos ótimas estruturas e docentes qualificados para que o aluno saia bem preparado para ter sucesso no mercado de trabalho”.

O assessor de diretoria do Conselho Regional de Farmácia – MG, professor Dr. Bedsen Rocha, fez a abertura do Congresso, discorrendo sobre o tema “Sobre os diversos campos de atuação do farmacêutico: você está preparado para escolher o seu?”. Em sua fala, ele comenta que a farmácia tem vários campos de atuação, mas questiona se o acadêmico está preparado para este mercado de trabalho tão exigente. “Uma realização profissional é fundamental para uma vida de sucesso”.

Na opinião do palestrante, para obter sucesso é necessário trabalhar os pontos fortes do candidato, isto é, reforçar o que ele tem de melhor. “Vivemos em uma sociedade que se pauta muito no fracasso e na lacuna, e se esquece de focar naquilo que realmente alavanca as pessoas. Se você ampliar o que é bom, você fica excelente. Proponho mais esta reflexão: você está ampliando o que é bom? E seu autoconhecimento? Uma pessoa bem sucedida é aquela que consegue mapear o que ela tem de melhor e usar isso nela mesma”.

Professora Gersika Bitencourt Santos Barros, coordenadora da Liga de Atenção Farmacêutica, comenta que o Confarma é um evento muito importante, pois cada palestrante traz as suas vivências que agregam e somam aos conteúdos que os alunos têm dentro da Universidade. “Tenho certeza de que os alunos vêm isso com muitos bons olhos, porque esta visão externa que os profissionais trazem comprovam o quanto a profissão é gratificante” .

Da programação do 18º Confarma, constou ainda a palestra “Toxicologia forense”, apresentação de trabalhos científicos e minicursos. No encerramento, houve a premiação de Trabalhos Científicos e o Farma Show, um momento de interação entre alunos e professores.