Professora Cleida Vital abordando sobre o suicídio
O tema “Ansiedade, Depressão e Suicídio: como pedir ajuda”, proferido pela professora Cleida de Lima Vital, foi um dos pontos altos da Semana da Enfermagem, ocorreu nos dias 9, 10 e 13 de maio, no câmpus de Alfenas.
Segundo o coordenador do curso, professor Hélder Luiz Ribeiro da Silva, o suicídio vem deixando as instituições de ensino superior preocupadas. Ele relata que a Universidade tem trabalhado com alguns alunos com sintomas de depressão e ansiedade, “e por isso esta palestra vem no sentido de alertá-los quanto ao perigo que é não pedir ajuda; vem encorajá-los a pedi-la quando for necessário. Queremos orientar os alunos sobre o que é o suicídio e como pedir ajuda”.
O professor diz que a UNIFENAS, o curso de Enfermagem, os professores e a coordenadoria estão atentos a este fato e à disposição para dar o suporte necessário. “O suicídio é a última fase do enfrentamento de um problema, mas estamos aqui para ajudar. Queremos ser solidários e acolher a todos que nos procurarem”.
Para o aluno do 7º período, João Paulo Araújo, este tema foi o que mais lhe chamou a atenção durante toda a programação, por ser uma situação bastante recorrente nos dias atuais. “Com estas informações, podemos não só nos ajudar, mas também orientar pessoas a nossa volta, como familiares e amigos. Precisamos estar capacitados para ajudar da melhor forma”.
Os demais temas apresentados durante a Semana da Enfermagem foram “Como manter-se motivado” (professora Cleida de Lima Vital); “Papel da enfermagem no processo de captação de córneas” (enfermeira Marilia Aparecida Carvalho Leite); “Humanização do cuidado” (enfermeira Florêncio de Figueiredo); “Atualizações do código de ética do profissional de enfermagem” (Conselho Regional de Enfermagem-MG); e “Ansiedade, Depressão e Suicídio: como pedir ajuda” (professora Cleida de Lima Vital). Além das palestras, houve a Mostra Cultural, com talentos da enfermagem e convidados.