Notícias UNIFENAS

Notícias

20 de maio de 2019

Seminário de Estudo Avançado em Construção Civil estimula conhecimento dos alunos


Rosângela Fressato
Ampliar foto
O “forninho” de pizza foi construído com barro de cupim, açúcar e tijolo

O NEACC (Núcleo de Estudo Avançado em Construção Civil, do curso de Engenharia Civil) promoveu a segunda edição de seu Seminário, que trouxe na programação as palestras “Bioconstrução” (arquiteta Marilia Poloni) e “Estruturas metálicas” (engenheiro Afonso Henrique Vilela) e também os minicursos Análise de impacto ambiental na construção civil (integrantes do NEACC) e Métodos de construção de um forninho de pizza (integrantes do LOCUS - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Cidade, do curso de Arquitetura e Urbanismo e do NEACC).

Professor Samir Set El Banate, coordenador do LOCUS, explica que o forninho foi construído com o barro de cupim, já que ele possui uma propriedade ligante muito forte e, por isso, não é preciso colocar produtos químicos na massa. O projeto foi elaborado com o barro, açúcar e tijolo. Segundo ele, o trabalho foi proposto para os alunos de Engenharia porque é uma construção e eles estão aprendendo algumas técnicas construtivas, como, por exemplo, a construção de uma cúpula, que é a forma do forno; a construção de um arco, que é a boca do forno, e também trabalharem com materiais (barro, tijolo e o açúcar). “E isso tem toda uma aprendizagem de aplicar a forma e a estrutura na construção civil”.

O aluno Alex Jordão Gomes, presidente do LOCUS, observa que a construção do forninho é muito importante para os alunos porque eles estão colocando a mão na massa, aprendendo o conteúdo teórico. “Quanto mais você coloca em prática, mais adquire conhecimento. É na prática que sabe se está certo”.

Após concluído o forninho, houve uma “Pizzada” para comemorar a atividade.

A coordenadora do NEACC, professora Ticyane Pereira Sabino, relata que as atividades desenvolvidas com os alunos fora da sala de aula são de extrema importância para a formação de bons profissionais, pois, além de conseguirem assimilar vários conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com as práticas vivenciadas nesses minicursos, eles são estimulados a refletir, pensar e desenvolver soluções. “O curso de Engenharia Civil da UNIFENAS se preocupa em oferecer esse ensino diferenciado, implantando métodos de ensino, além dos tradicionais, para que os alunos absorvam mais e mais conhecimentos”.