Professor desenvolve exame de colangiografia em cães e gatos
Rosângela Fressato
Professor Thiago: “O que percebemos de mais essencial neste trabalho é que ele traz um melhor planejamento quando a lesão é cirúrgica”
A Colangiografia transcolecística percutânea em cães e gatos é uma nova técnica de diagnóstico por imagem desenvolvida pelo professor do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, Thiago Pires Anacleto. Trata-se de um exame em que se injeta um contraste radiológico no interior da via biliar.
Uma técnica semelhante, realizada via endoscópica, mais complexa, é utilizada em humanos já há algum tempo e, em 2016, o professor Thiago e o então acadêmico Caique Augusto Ribeiro Gomes (hoje médico veterinário) desenvolveram um trabalho adaptando tal técnica para a medicina veterinária, usando-a em cães e gatos. Entre outros benefícios trazidos por ela destacam-se o baixo custo e menos complicações para os animais.
Professor Thiago comenta que as doenças que envolvem a via biliar de cães e gatos são bastante comuns, como, por exemplo, as neoplasias do fígado, os cálculos e as obstruções biliares. Ressalta que os diagnósticos destas lesões ainda eram um pouco restritos e voltados somente para a ultrassonografia, que demonstra esta região por partes. Já a colangiografia permite uma imagem mais fidedigna de todas as ramificações da árvore biliar e seu trajeto, ou seja, o detalhe é maior e, assim, é possível avaliar até pequenos ductos biliares, que podem estar obstruídos por cálculos, estenoses ou por neoplasias. “O que percebemos de mais essencial neste trabalho é que ele traz um melhor planejamento quando a lesão é cirúrgica, porque mostra exatamente o ponto de lesão dentro da árvore biliar. Ou seja, conseguimos definir melhor o local da lesão e melhorar o planejamento terapêutico visando ao maior bem-estar para os animais doentes. É um exame simples, rápido, realizado com sedação e anestesia local”.
A nova técnica foi apresentada no “Simpósio Internacional de Diagnóstico por Imagem Veterinário”, realizado em Salvador, em 2017, quando foi citado por um pesquisador da Escola de Cambridge, na Inglaterra, como o único exame que demonstra toda a via biliar de maneira adequada, tanto a via biliar intra hepática quando a extra hepática numa mesma imagem. “E eles [professores] têm citado nossa técnica inédita, na rotina clínica e nos trabalhos científicos da Escola de Cambridge também”, conta o docente.
Revista internacional
Parte do trabalho foi publicada na revista científica internacional “Brazilian Journal of Veterinarian Research”, em 2018, e sairá na íntegra na edição número 129 da revista “Nosso Clínico”.
A nova técnica foi desenvolvida pelo professor Thiago durante a iniciação científica de Caique Augusto Ribeiro Gomes, com a colaboração dos professores Lucas de Moura Sampaio e Angela Akamatsu.