Primeira reunião com os membros do Núcleo de Educação Ambiental na UNIFENAS
Com a finalidade de difundir práticas de Educação Ambiental na comunidade acadêmica da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, e também nas escolas públicas do ensino fundamental, a Universidade criou o Núcleo de Educação Ambiental, composto por alunos dos cursos de Agronomia, Farmácia, Biomedicina e Educação Física, juntamente com o diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Rogério Ramos do Prado, e a professora Ligiane Aparecida Florentino.
De acordo com a professora, os docentes do ensino fundamental precisam trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar, mas eles têm dúvidas sobre o que trabalhar e como trabalhar. “Então, de um modo geral, este é o primeiro objetivo do Núcleo: oferecer aos professores do ensino fundamental de escolas públicas de Alfenas um curso sobre ações a serem desenvolvidas por eles em sala de aula, cada um em sua disciplina”.
No dia 29 de março, o Núcleo promoveu o primeiro curso para os educadores daa Escola Estadual Judith Vianna. Fizeram parte deste trabalho outras instituições, como a UNIFAL, PISO Ambiental e a Polícia Militar. Na oportunidade, a professora Ligiane discorreu também um pouco sobre a Lei de Educação Ambiental e ainda sobre os trabalhos realizados pelo curso de Pedagogia da UNIFENAS. “Nossa intenção é realizar um curso por mês em cada escola da cidade. Também estamos prevendo, para o segundo semestre, um workshop no câmpus da UNIFENAS, com a presença das escolas, para que os educadores nos apresentem o que absorveram deste curso e quais as propostas a serem trabalhadas em suas escolas”.
Ligiane relata que o Núcleo pretende ainda organizar ações no câmpus da UNIFENAS, como, por exemplo, conscientização da redução do uso do copo descartável e a economia de água.