Notícias UNIFENAS

Notícias

20 de março de 2019

Aproximadamente 100 alunos participaram da 2ª etapa de seleção do Rondon


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Professor Rogério Prado, professores rondonistas e os alunos inscritos para a “Operação Vale do Acre” durante a segunda etapa

Cerca de 100 acadêmicos da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, inscritos e aprovados para o Projeto Rondon, se reuniram com professores rondonistas, no dia 11 de março, para se inteirarem das etapas e dos trabalhos a serem realizados na “Operação Vale do Acre”, que ocorrerá em julho de 2019. Os trabalhos serão realizados na cidade de Acrelândia/AC, juntamente com a Universidade São Francisco (USF), de São Paulo.

Nesta fase, os estudantes recebem o material necessário para elaboração da proposta de trabalho (terceira etapa) e esclarecimentos gerais sobre o processo de seleção.

No início do encontro, os alunos presentes ouviram do diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Rogério Ramos do Prado, o histórico da participação da UNIFENAS no Projeto há 10 anos. O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e trata-se de um trabalho de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

De acordo com o edital, para concorrer às vagas, o estudante deve estar regularmente matriculado na segunda metade do curso de graduação; cursando todas as disciplinas de um dos períodos da segunda metade do curso de graduação; comprovar ter participado de Iniciação Científica, Projetos de Extensão e/ou trabalho voluntário nos últimos três anos. O acadêmico deve comprovar os requisitos para a inscrição. Caso contrário, ficará eliminado do processo seletivo, que constará de cinco etapas. São documentos necessários para a inscrição o preenchimento da ficha de inscrição e regularidade acadêmica.



Demais etapas



A terceira etapa do Projeto consistirá na apresentação de um plano de ação aplicado a uma população fictícia, a partir da área de formação do candidato e das grandes áreas da extensão, compreendendo:

Conjunto B: Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

O objetivo desta etapa será avaliar a capacidade do aluno no planejamento de uma ação adaptada para a realidade da população-alvo, capacidade de adequação às limitações da população e habilidade para condução de um grupo.

A quarta etapa consistirá de Dinâmica de Grupo e Entrevista Individual, em horários pré-determinados pela Comissão Organizadora, divulgados no site da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários. E finalmente, na quinta etapa, os alunos selecionados participarão de uma capacitação para refinamento do Projeto e preparação para a viagem, com data e local a serem determinados pela Comissão Organizadora do Projeto Rondon na UNIFENAS.