Pedagogia e Medicina capacitam professores sobre Primeiros-socorros
Rosângela Fressato
Alunos da UNIVIDA ministraram as aulas
Em cumprimento à Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, “Lei Lucas” , o curso de Pedagogia da UNIFENAS, em parceria com a diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários, promoveu a “1ª Oficina de Primeiros-socorros Para Educadores”, que ocorreu no câmpus da Universidade com a presença de mais de 100 educadores de Alfenas e região.
As aulas, teóricas e práticas, foram ministradas pela Liga de Primeiros-socorros – UNIVIDA, do curso de Medicina. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maria Cristina da Silva, a Lei Lucas torna obrigatória a capacitação em noções básicas de Primeiros-socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino e recreação infantil, e, por isso, a iniciativa de oferecer esta Oficina.
Durante todo o dia, foram trabalhados os temas “Fratura, luxação e entorse”; “Afogamento”, “Engasgamento”, “Parada Cardíaca” e “Convulsão”. “Os educadores aprenderam como proceder diante de algumas destas situações até a chegada do socorro adequado”, explica Maria Cristina.
Segundo o professor Bruno Barbosa Rosa, que ministra a disciplina Educação e Saúde, quando há uma parada cardíaca ou respiratória, se não houver uma intervenção nos primeiros 10 minutos, é óbito na certa. E a estatística de tempo de chegada do Corpo de Bombeiros e do SAMU é de aproximadamente 12 minutos, aqui no Brasil. “Então, é essencial este primeiro atendimento”.
A Oficina foi realizada por meio da metodologia role-play e simulação, “e foi muito eficaz porque houve o momento de introdução com a teoria e a parte prática em bases temáticas e, num movimento de rotação, todos os participantes tiveram acesso a todas as informações”, relata professora Maria Cristina.