Câmpus de Belo Horizonte forma mais uma turma de Medicina
Everton Marques
Gestores, professores e a turma de formandos
“Emoção do início ao fim.” Assim definiram muitos dos presentes à solenidade de colação de grau da 21ª Turma do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte. Na abertura, Ana Cláudia Santos, mãe da formanda Fabiana Franco, cantou o hino nacional à capela. Os discursos, as homenagens e a entrega dos diplomas coroaram a noite de intensa emoção para os 65 formandos que participaram da cerimônia no Actuall Hotel, em Contagem - MG, no dia 13 de dezembro de 2018.
Na colação presidida pela Dra. Viviane Araújo Velano, vice-reitora da UNIFENAS, o formando Fabiano Cassano Arar, orador da Turma, fez o discurso de agradecimento pelos 6 anos de estudos. Destacou a convivência com os colegas vindos de outros estados brasileiros, o que resultou em um contato multicultural relevante para o crescimento de todos eles. Fabiano também disse o quando o PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), sistema de ensino adotado pelo curso, foi importante na formação dos novos médicos. “Fez com que todos nós construíssemos a capacidade de formar a própria opinião sobre os temas embasados na discussão deles e na divergência de opiniões entre os colegas, os professores e a própria literatura médica. Nos fez seres pensantes, com uma capacidade de raciocínio clínico ímpar.”
Assim como o do orador, o discurso do Prof. Eduardo Tomaz Froes, paraninfo da Turma, foi reflexivo e conseguiu, por mais de 10 minutos, atrair a atenção de professores, formandos, familiares e convidados. “Com certeza vocês chegam aqui com uma bagagem enorme de conhecimento. Mas lembrem-se que conhecimento não gera sabedoria. O que gera sabedoria é a reflexão sobre o conhecimento adquirido e, acima de tudo, usar esse conhecimento a favor do outro e da sociedade.” O paraninfo ainda complementou: “... diante de problemas que surgirem ou coisas que derem errado, não procure culpados, procure a solução. Não adianta nada adquirir experiência, conhecimento, mestrado, doutorado, pós-doutorado, mas não cumprimentar um porteiro, uma faxineira que está ao seu lado. Tudo que fazemos para melhorar tem um direcionamento, o outro. Porque acima de ser um bom profissional está ser um bom ser humano”.
Além do professor-paraninfo, os formandos homenagearam como patrono o prof. Samuel Gonçalves da Cruz. Também foram homenageados os professores Alexandre Sampaio Moura, Cibele Fontes Alves, Paula Piedade Garcia e o colaborador Antônio Barbosa Dias. Estavam entre os presentes à sessão solene do conselho universitário, para o ato de colação de grau, a profa. Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, diretora de graduação; a profa. Ana Maria Abreu, supervisora do câmpus; o prof. Ladislau José Fernandes Júnior, coordenador do curso de Medicina; a profa. Flávia Pereira de Freitas Junqueira, coordenadora adjunta do curso; e o prof. Galileu Bonifácio da Costa Filho, diretor clínico do CEASC (Centro de Estudos e Atenção à Saúde da Comunidade "Prof. Edson Antonio Velano").