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20 de dezembro de 2018

Professor português fala aos acadêmicos de Pedagogia


Rosângela Fressato
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Professora Daniela Schiabel e o palestrante Carlos Manuel

“A relação Universidade - Escola na Produção do Conhecimento: Uma perspectiva Portuguesa”, foi o tema abordado pelo pesquisador e professor da Universidade do Minho, em Portugal, Dr. Carlos Manuel Ribeiro da Silva, aos acadêmicos de Pedagogia da UNIFENAS e também aos professores da educação básica de Alfenas.

Em sua fala, ele contou um pouco de sua experiência e ressaltou: “É impossível pensar em um aluno de medicina ter contado com hospitais e pacientes somete nos seus últimos períodos do curso, assim como é impossível pensar em um profissional que quer trabalhar com a educação poder atuar na escola somente no final da sua formação. É preciso este contato desde o início da graduação para sistematizar as teorias e práticas estudadas”.

A professora da UNIFENAS, Daniela Schiabel, relata que um dos objetivos da presença do Dr. Carlos Manuel foi também falar sobre a importância de estreitar os laços entre universidade e escola na formação de professores porque, mesmo o curso de Pedagogia ser para além dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil, é nestas áreas que o egresso da UNIFENAS vai atuar. “E este aluno, enquanto está na graduação, está também na escola fazendo estágio, nas atividades práticas, e é importante que os professores da rede de educação básica entendam que eles também são formadores dos nossos alunos. Quando nossos alunos estão dentro da escola, eles estão aprendendo a ser professores com a figura do professor da educação básica. Então, o intuito desta palestra é estreitar os laços da universidade e escolas. Que os professores entendam o papel formador que têm para nossos acadêmicos”.

Na opinião da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Maria Cristina Silva, é na relação universidade x escola que os dois locos de aprendizado, de desenvolvimento e de trabalho docente se desenvolvem. Para ela, a escola básica precisa da pesquisa, e a universidade precisa desta aplicação que acontece nas escolas. “E é importante também que a gente ouça pontos de vista de outros profissionais que atuam em outros países e que desenvolvem pesquisas nesta área, (neste caso, voltadas para crianças). É uma troca de experiência que eu tenho certeza de que nos enriquecerá a todos hoje”.