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20 de dezembro de 2018

Sem medo da matemática: oficina ensina métodos lúdicos de aprendizagem


Rosângela Fressato
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Professores da rede pública municipal e estadual participaram da Oficina

Como tornar o ensino da matemática menos assustadora e mais prazerosa para os alunos? Este foi o motivo que levou Patrícia Carolina de Souza Pereira, professora da disciplina Metodologias do Ensino da Educação Infantil, do curso de Pedagogia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, a organizar, junto com as alunas do 6º período o projeto de extensão “2ª Oficina de Metodologia do Ensino da Matemática”.

Esta oficina objetivou mostrar aos professores da rede pública municipal e estadual como trabalhar com as crianças os quatro eixos da matemática, que são grandezas e medidas; números e álgebras; tratamento da informação; e geometria, de uma forma lúdica. “Hoje, estes acadêmicos estarão aplicando o que aprenderam nas aulas, de uma forma bem prática, objetiva e clara, para que o professor possa trabalhar estes conteúdos com as crianças, sem que eles sejam cansativos. Vemos muitos adultos que não gostam da matemática justamente por já virem lá da infância com a ideia de que é uma disciplina ruim e difícil de aprender”.

Para a acadêmica Priscila Ferreira Gonçalves de Oliveira, este trabalho é muito importante e diferente de tudo o que já foi vivenciado no passado, quando se aprendia matemática de maneira rígida. “Era algo bem oprimido pelos nossos professores, e em casa também os pais cobravam muito, então a gente tinha que decorar a disciplina para tirar boas notas. E hoje vemos que não precisa ser assim, que as crianças podem aprender brincando”.



Disciplina constrangedora



O professor do ensino fundamental da E.E. Tancredo Neves, José Alves dos Santos Júnior, participou da Oficina. Em sua opinião, a matemática era repassada aos alunos de uma maneira difícil e constrangedora. “Eu espero, com este trabalho da Pedagogia, aprender uma forma de facilitar o processo de trabalhar a matemática. Com esse trabalho, acho que facilitará bastante o desempenho, tanto para o professor quanto para o aluno. É importante que a criança não veja a matemática como um ensino de medo”.