Notícias UNIFENAS

Notícias

20 de dezembro de 2018

Seminário transmite conhecimento para o setor da piscicultura


Everton Marques
Ampliar foto
As palestras ocorreram no Salão de Eventos Professor Edson Antônio Velano

Acadêmicos de Medicina Veterinária e de pós-graduação da UNIFENAS , bem como pesquisadores, piscicultores e estudantes de zootecnia de outras instituições de ensino superior, participaram do 2º Seminário de Piscicultura da Região de Furnas. O evento realizado na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, colocou em pauta os conhecimentos e negócios voltados para o setor.

Sob a coordenação da professora Ariane Flávia do Nascimento, com o apoio das empresas Novaes e Martins Aquicultura, a Supra, a Biorigin e Aquabel, o Seminário teve como proposta expor as novas tecnologias que podem ser aplicadas na região de Furnas e assim difundir o conhecimento gerado tanto na Universidade quanto nas empresas. Ao destacar a relevância de um evento como este, a professora Ariane falou do crescimento da piscicultura, o que torna ainda mais importante compartilhar o conhecimento. “O consumo de pescado tem crescido a cada ano, por ser uma carne saudável. Então, o consumidor hoje visa muito isso e a gente tem uma participação grande, uma vez que a nossa região é privilegiada pelo Lago de Furnas, onde existem vários tanques redes.”

Lucas Granuzzo, gerente de vendas da Aquabel, acredita que investir em pesquisa e desenvolvimento está entre as metas das empresas ligadas ao setor da piscicultura. O apoio à realização de eventos, como o Simpósio na UNIFENAS, é uma maneira para que se atinjam as metas explicitadas. “Um dos caminhos que nos traz aqui é justamente isto: estar em constante evolução, afiando as nossas linhas de pesquisas com a Universidade, validando todas elas de maneira decisiva com as instituições de ensino”.

Na 2ª edição do Simpósio de Piscicultura da Região de Furnas, as palestras abordaram o “Preparo, recepção manejo de alevinos”, a “Nutrição de precisão em sistema de tanque rede”, os “Aditivos alimentares como promotores de sanidade” e os “Avanços no melhoramento genético de tilápia”. Júlio Cesar Vital, piscicultor da região de Alfenas há cinco anos, diz que procurou participar do Simpósio justamente para conhecer as novas tecnologias ligadas ao setor. Na oportunidade desabafou: “Falta muito curso técnico [para nós] e o pessoal que vende ração, por exemplo, não nos dá uma assistência adequada”.