Notícias UNIFENAS

Notícias

20 de dezembro de 2018

Necafé realiza o 3º Simpósio de Cafeicultura Sustentável


Everton Marques
Ampliar foto
Transmitir o conhecimento é um dos objetivos do Simpósio

Antes de encerrar o segundo semestre na UNIFENAS, o Necafé (Núcleo de Estudo em Cafeicultura) promoveu o 3º Simpósio de Cafeicultura Sustentável. Por meio da divulgação das novas tecnologias implantadas na cafeicultura, nesta edição foi abordado “O caminho para produtividade”. Realizado no câmpus da Universidade, em Alfenas, o evento envolveu pesquisadores, produtores e acadêmicos do curso de Agronomia.

“A junção de várias práticas conscientes, desde a recomendação de uma adubação equilibrada, correta, até a comercialização desse café” é o caminho desejável para se alcançar a produtividade, de acordo com o prof. Tiago Teruel Rezende, coordenador do Necafé. Ele ainda destacou que o produtor pode agregar valor se conseguir produzir um café especial e buscar a sustentabilidade da sua propriedade, o que garantirá também prosperidade para as gerações futuras.

O simpósio surgiu em comemoração ao aniversário de dez anos do Necafé e, desde então, convida palestrantes de renome para abordar os temas determinados pela comissão organizadora. Em 2018 foram quatro palestras que trataram dos seguintes assuntos: “Inserção da Mulher na Cafeicultura” (Carmem Lúcia Brito, presidente da BSCA), “Barismo e Mercado de Café Especial” (Jefferson Faria de Moura, Barista – VIMI Café Gourmet), “Adubação do caffeiro, teorias para uma prática simples” (Alysson Vilela Fagundes, Fundação Procafé) e “Sustentabilidade na Certificação” (Clovis de Piza, Emater).

Embora seja mais voltado para acadêmicos, o Simpósio conta também com a participação de produtores rurais. “A nossa proposta com o evento é difundir tanto o curso de Agronomia, quanto a cafeicultura da região, além de divulgar as tecnologias que desenvolvemos dentro da UNIFENAS”, disse Anderson Romão dos Santos, aluno de Agronomia e presidente do Necafé.



Atividade Integradora



Paralelo ao Simpósio, a coordenação do curso de Agronomia organizou, no estacionamento da Biblioteca Central da Universidade, as apresentações de trabalhos desenvolvidos para as atividades integradoras do 2º período integral e noturno, do 3º noturno, do 4º integral e noturno, do 5º período noturno, do 6º integral e do 7º noturno. De acordo com o professor Paulo Roberto Corrêa Landgraf, coordenador do curso, as atividades mostraram o trabalho que os alunos desenvolveram durante o semestre, todos relacionados ao meio ambiente. A oficina de bonsai, a oficina de plantas medicinais, a oficina de composto orgânico foram alguns dos trabalhos apresentados.