Notícias UNIFENAS

Notícias

20 de dezembro de 2018

Evento premia alunos escritores de crônicas e poemas


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Vencedores e a comissão organizadora

O curso de Pedagogia da UNIFENAS promoveu o 2º Concurso de Práticas Pedagógicas Inovadoras, desta vez premiando Poemas e Crônicas de jovens estudantes, projeto que teve como finalidade incentivar o trabalho dos alunos das escolas públicas e privadas do ensino fundamental 2 e médio de Alfenas e região.

A comissão organizadora do encontro, formada pelas professoras Maria Cristina Silva (coordenadora do curso de Pedagogia), Sandra de Souza Alves, Mônica Fernandes e Daniela Schiabel, relata que ano passado, o 1º Concurso contemplou o trabalho dos professores, e, este ano, a finalidade foi valorizar o trabalho dos alunos. “Ao todo foram inscritos 180 textos, dos quais 20 foram selecionados e oito premiados”, conta a professora Sandra.

Professora Mônica enfatiza que é por meio da escrita, seja de poemas ou de crônicas, ou da literatura em geral, que os alunos têm uma visão crítica e consciente dos fatos que estão acontecendo. “A escrita insere a pessoa na sociedade. Através da expressão literária, os jovens se encontram no mundo, têm uma voz para dizer que são eles, o que pensam. E é por isso que consideramos como uma prática inovadora, não importa em que época isso seja feito, é sempre inovadora porque os professores ajudam os alunos neste sentido”.

Professora Maria Cristina ressalta que todos os textos são inéditos, criativos e de alto nível, tanto que houve grande dificuldade para a comissão julgadora fazer a seleção. “A expressão do pensamento do jovem contemporâneo está nos textos”. Ela informa que para o próximo ano está previsto um Festival da Canção, quando serão contemplados trabalhos de professores e alunos.



Momento cultural



Durante o encontro, houve também um momento cultural, com a apresentação do grupo de RAP OEixo, formado em 2017 e que tem como objetivo auxiliar as pessoas a construírem uma visão mais ampla sobre o mundo em que vivem, e a não serem manipuladas pela maioria, buscando paz interior e com o mundo ao seu redor. Também os convidados Douglas Tavares e Gustavo Venâncio apresentaram a música “Epitáfio”.



Vencedores



Os vencedores do concurso foram: na categoria Crônica, os alunos do ensino fundamental Luiza Liboni de Souza (Colégio Atenas – Alfenas), com o texto “O mundo real”, em 1° lugar, e Natália Campos Leal (E.E. Antônio Joaquim Vieira – Polivalente – Alfenas), com o trabalho “A crônica do jardim secreto”, em 2º lugar. Na categoria Poema, também do ensino fundamental, estudantes Isadora Azenati da Silva (E.E. João Lourenço – Areado), em 1º lugar, com o texto “Sorrisos persistentes”, e Maria Eduarda Silva Rocha (E.E. Samuel Engel – Alfenas), em 2º lugar, com o trabalho “Acorrentados”.

Já os finalistas do ensino médio, na categoria crônica, se classificaram em 1º lugar a aluna Clarisse Souza e Assis (EE. Dr. Emílio da Silveira – Alfenas), com o texto “Os olhos da alma” e Gabriela de Oliveira Marques (E.E. Eduardo Daniel Ferreira Dias – Campos Gerais), em 2º lugar, com o texto “Lego”. E na categoria Poema se destacaram os alunos Leandro Donizetti da Silva (E.E. João Lourenço – Areado), em 1º lugar, com o texto “Garota da Noite” e a estudante da E. E. Dr. Emílio da Silveira, Alfenas, Glória Cristina Damas, em 2º lugar, com o texto “Não são apenas tomates”.