Alunos e convidados da UNIFENAS e de outras Instituições participaram de palestras e mesas-redondas sobre os mais diversos temas
Com a finalidade de debater a saúde mental do estudante de medicina num contexto holístico, a UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, organizou o 1º Simpósio de Saúde Mental do Estudante de Medicina. Professores, alunos e convidados de outras Instituições participaram de palestras e mesas-redondas sobre os mais diversos temas. No primeiro dia do evento, houve palestra da Dr. Ana Elisa sobre “Os distúrbios do sono entre os acadêmicos de Medicina”; a palestra da psicóloga do NAPEJ (Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina)/UFMG, Rita Godoy, sobre “Intervenções psicoterápicas e de apoio ao estudante de medicina – Como reconhecer quem precisa de ajuda”; a fala da prof. Maria Elvira sobre “O estudante de Medicina e a Depressão”; e a palestra do psicólogo Paulo Henrique Faleiro sobre “Mindfulness: estratégia não farmacológica de diminuição de ansiedade, prevenção de Burnot e de depressão para estudantes de medicina” .
Já o segundo dia do evento contou com a participação dos estudantes de medicina, professores da UNIFENAS e UFMG, Alexandre Pereira e Gilmar Tadeu, na mesa-redonda “O suicídio no cenário atual das escolas médicas”; a professora Luciana Pimenta explanou sobre “Abordagem sobre a ansiedade, o estresse e a Síndrome de Burnout nas faculdades de medicina; o professor Jonas Junqueira palestrou sobre “A espiritualidade e saúde do estudante”; a última mesa-redonda do dia foi dedicada a avaliar a saúde integral do estudante de medicina, a qual contou com a participação da Dra. Mayrana Coimbra e dos professores Ênio e José Ricardo.
O encerramento do simpósio contou com a participação dos “Doutores SóRisos”, que apresentaram esquete retratando a vida acadêmica com suas alegrias e dissabores. O evento foi realizado pelas Ligas acadêmicas de Humanidades Médicas e Cuidados Paliativos e Outrolhar da UNIFENAS-BH.